Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorValente, Leonardo Valesi
dc.date.accessioned2024-05-23T16:40:59Z
dc.date.available2024-05-23T16:40:59Z
dc.date.issued2020
dc.identifier.citationGOULART, Jessica Cristina Marinho Ribeiro. Desenvolvimento de recurso terapêutico com uso de sequências e imagens para treino cognitivo em terapia ocupacional. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional), Instituto Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/850
dc.description.abstractIntrodução: O presente trabalho visa apresentar as etapas do desenvolvimento de um recurso terapêutico para intervenção em Reabilitação Cognitiva na atuação da Terapia Ocupacional. O desenvolvimento deste recurso ocorreu em 2019 a partir da necessidade de criar um recurso como parte da avaliação obrigatória do estágio I em Terapia Ocupacional em Reabilitação Cognitiva, realizados na Clínica-Escola do Campus Realengo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, sendo utilizado como ferramenta para intervir em diferentes aspectos das funções cognitivas e objetiva facilitar e otimizar a prática da Terapia Ocupacional neste serviço. O recurso é constituído por sequências de palavras e imagens pertencentes a uma determinada categoria. Metodologia: O recurso foi elaborado para examinar, estimular e treinar capacidades integrativas de funções cognitivas específicas, como atenção, memória de trabalho, memória semântica, linguagem e funções executivas, através de estímulos visuais e dos comandos verbais durante a aplicação do recurso, no qual a abordagem utilizada foi o Treino Cognitivo que, por sua vez, visa favorecer as capacidades cognitivas por meio da prática com estimulação de um conjunto de tarefas estruturadas específicas nas funções cognitivas que estão alteradas, possibilitando amenizar e/ou retardar os prejuízos cognitivos existentes, onde o grau de desempenho varia de acordo com a personalidade da pessoa, considerando as emoções e as capacidades de autoconsciência e planejamento das estratégias. Discussão: É apresentado detalhadamente as funções cognitivas que o recurso foi capaz de estimular e a sua aplicação durante a intervenção ao ser utilizado pelo terapeuta ocupacional como mediador do desempenho ideal relacionando as três variáveis constituídas entre pessoa, contexto da tarefa e ambiente, de modo gradual, como o Modelo Interativo Dinâmico de Cognição, por ser capaz de trazer as autopercepções sobre as habilidades para o desempenho efetivo de uma ação. Conclusão: Sendo assim, este trabalho se trata de uma análise minuciosa e descritiva do processo de desenvolvimento do recurso terapêutico e sobre sua aplicação, através de embasamento teórico com autores de referência, potencializando o uso de atividades estruturadas com recursos terapêuticos nas intervenções e treinos cognitivos na prática da Terapia Ocupacional.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS REALENGOpt_BR
dc.subjectRecurso terapêutico; Reabilitação Cognitiva; Terapia Ocupacional; Treino cognitivo; Modelo Interativo Dinâmico de Cognição.pt_BR
dc.titleDesenvolvimento de recurso terapêutico com uso de sequências e imagens para treino cognitivo em terapia ocupacional.pt_BR
dc.contributor.authorGoulart, Jessica Cristina Marinho Ribeiro
dc.typeTCCpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples