Desenvolvimento de recurso terapêutico com uso de sequências e imagens para treino cognitivo em terapia ocupacional.
Abstract
Introdução: O presente trabalho visa apresentar as etapas do desenvolvimento de
um recurso terapêutico para intervenção em Reabilitação Cognitiva na atuação da
Terapia Ocupacional. O desenvolvimento deste recurso ocorreu em 2019 a partir da
necessidade de criar um recurso como parte da avaliação obrigatória do estágio I em
Terapia Ocupacional em Reabilitação Cognitiva, realizados na Clínica-Escola do
Campus Realengo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de
Janeiro, sendo utilizado como ferramenta para intervir em diferentes aspectos das
funções cognitivas e objetiva facilitar e otimizar a prática da Terapia Ocupacional neste
serviço. O recurso é constituído por sequências de palavras e imagens pertencentes
a uma determinada categoria. Metodologia: O recurso foi elaborado para examinar,
estimular e treinar capacidades integrativas de funções cognitivas específicas, como
atenção, memória de trabalho, memória semântica, linguagem e funções executivas,
através de estímulos visuais e dos comandos verbais durante a aplicação do recurso,
no qual a abordagem utilizada foi o Treino Cognitivo que, por sua vez, visa favorecer
as capacidades cognitivas por meio da prática com estimulação de um conjunto de
tarefas estruturadas específicas nas funções cognitivas que estão alteradas,
possibilitando amenizar e/ou retardar os prejuízos cognitivos existentes, onde o grau
de desempenho varia de acordo com a personalidade da pessoa, considerando as
emoções e as capacidades de autoconsciência e planejamento das estratégias.
Discussão: É apresentado detalhadamente as funções cognitivas que o recurso foi
capaz de estimular e a sua aplicação durante a intervenção ao ser utilizado pelo
terapeuta ocupacional como mediador do desempenho ideal relacionando as três
variáveis constituídas entre pessoa, contexto da tarefa e ambiente, de modo gradual,
como o Modelo Interativo Dinâmico de Cognição, por ser capaz de trazer as
autopercepções sobre as habilidades para o desempenho efetivo de uma ação.
Conclusão: Sendo assim, este trabalho se trata de uma análise minuciosa e descritiva
do processo de desenvolvimento do recurso terapêutico e sobre sua aplicação,
através de embasamento teórico com autores de referência, potencializando o uso de
atividades estruturadas com recursos terapêuticos nas intervenções e treinos
cognitivos na prática da Terapia Ocupacional.