dc.identifier.citation | FONSECA, Fernanda de Lemos. Exposição interativa “NeuroSensações” e o Ensino de Ciências: uma aproximação interdisciplinar entre o Museu de Ciências Espaço Ciência InterAtiva e professores do ensino fundamental , 2023. 89 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Programa de Pós-graduação Stricto Sensu. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Campus Nilópolis, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Os museus de ciências com suas atividades e exposições, são espaços de educação não
formal que passam por transformações segundo as demandas sociais de cada época.
Desta forma, na presente pesquisa, iniciou-se uma discussão sobre a utilização da
exposição permanente “NeuroSensações” do Espaço Ciência InterAtiva como elemento de
aproximação dos públicos da educação formal e da não formal. Para isto, foram utilizados
recursos digitais para a estruturação da exposição no formato de um e-book interativo
que atenda às necessidades e anseios dos professores da educação básica, de
modo a facilitar uma aproximação do público do ensino formal aos espaços não formais
de educação. Para tal, foi utilizada a metodologia qualitativa, de natureza aplicada,
visando a apresentação de uma estrutura para o e-book interativo com base nos conteúdos
presentes na exposição. Os dados foram gerados a partir de encontros virtuais e
presenciais com os professores, nas etapas realizadas ao longo da pesquisa. Estes dados
foram analisados a partir da interpretação de gráficos, além da utilização da
Tematização, de Fontoura. Os resultados apresentados evidenciaram a necessidade de
um material que seja acessível, tendo em vista a grande parcela de pessoas com alguma
deficiência no Brasil, outro tópico indicado foi a possibilidade de utilização, do material
elaborado, juntamente aos documentos normativos brasileiros. Também foi observada
a sinalização da importância de um processo educativo interdisciplinar, bem como
a valorização da inserção de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no produto
educacional, como, por exemplo, os vídeos em realidade virtual, nas estratégias
pedagógicas. Convém ressaltar que a presente pesquisa indica possibilidades de
desdobramentos para o aprofundamento de assuntos necessários, a saber, tópicos como
a acessibilidade em espaços formais e não formais, bem como a apresentação de
estratégias pedagógicas, cuja presença das novas tecnologias da informação é vista
como aliada ao processo educativo. Permitindo que a contínua reconstrução do
conhecimento se estenda para além dos muros da escola. | pt_BR |