Mostrar el registro sencillo del ítem
Exposição interativa “NeuroSensações” e o Ensino de Ciências: uma aproximação interdisciplinar entre o Museu de Ciências Espaço Ciência InterAtiva e professores do ensino fundamental
dc.date.accessioned | 2024-04-05T22:19:51Z | |
dc.date.available | 2024-04-05T22:19:51Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.identifier.citation | FONSECA, Fernanda de Lemos. Exposição interativa “NeuroSensações” e o Ensino de Ciências: uma aproximação interdisciplinar entre o Museu de Ciências Espaço Ciência InterAtiva e professores do ensino fundamental , 2023. 89 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Programa de Pós-graduação Stricto Sensu. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Campus Nilópolis, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/20.500.12083/738 | |
dc.description.abstract | Os museus de ciências com suas atividades e exposições, são espaços de educação não formal que passam por transformações segundo as demandas sociais de cada época. Desta forma, na presente pesquisa, iniciou-se uma discussão sobre a utilização da exposição permanente “NeuroSensações” do Espaço Ciência InterAtiva como elemento de aproximação dos públicos da educação formal e da não formal. Para isto, foram utilizados recursos digitais para a estruturação da exposição no formato de um e-book interativo que atenda às necessidades e anseios dos professores da educação básica, de modo a facilitar uma aproximação do público do ensino formal aos espaços não formais de educação. Para tal, foi utilizada a metodologia qualitativa, de natureza aplicada, visando a apresentação de uma estrutura para o e-book interativo com base nos conteúdos presentes na exposição. Os dados foram gerados a partir de encontros virtuais e presenciais com os professores, nas etapas realizadas ao longo da pesquisa. Estes dados foram analisados a partir da interpretação de gráficos, além da utilização da Tematização, de Fontoura. Os resultados apresentados evidenciaram a necessidade de um material que seja acessível, tendo em vista a grande parcela de pessoas com alguma deficiência no Brasil, outro tópico indicado foi a possibilidade de utilização, do material elaborado, juntamente aos documentos normativos brasileiros. Também foi observada a sinalização da importância de um processo educativo interdisciplinar, bem como a valorização da inserção de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no produto educacional, como, por exemplo, os vídeos em realidade virtual, nas estratégias pedagógicas. Convém ressaltar que a presente pesquisa indica possibilidades de desdobramentos para o aprofundamento de assuntos necessários, a saber, tópicos como a acessibilidade em espaços formais e não formais, bem como a apresentação de estratégias pedagógicas, cuja presença das novas tecnologias da informação é vista como aliada ao processo educativo. Permitindo que a contínua reconstrução do conhecimento se estenda para além dos muros da escola. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | IFRJ Campus Nilópolis | pt_BR |
dc.subject | Museu de Ciências Espaço Ciência InterAtiva (Museus: Mesquita, RJ) | pt_BR |
dc.subject | Ciências - Exposição | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinaridade na educação. | pt_BR |
dc.subject | Educação forma | pt_BR |
dc.subject | Educação não-formal | pt_BR |
dc.title | Exposição interativa “NeuroSensações” e o Ensino de Ciências: uma aproximação interdisciplinar entre o Museu de Ciências Espaço Ciência InterAtiva e professores do ensino fundamental | pt_BR |
dc.contributor.author | Fonseca, Fernanda de Lemos | |
dc.contributor.author | ||
dc.type | Other | pt_BR |