Exposição interativa “NeuroSensações” e o Ensino de Ciências: uma aproximação interdisciplinar entre o Museu de Ciências Espaço Ciência InterAtiva e professores do ensino fundamental
Resumen
Os museus de ciências com suas atividades e exposições, são espaços de educação não
formal que passam por transformações segundo as demandas sociais de cada época.
Desta forma, na presente pesquisa, iniciou-se uma discussão sobre a utilização da
exposição permanente “NeuroSensações” do Espaço Ciência InterAtiva como elemento de
aproximação dos públicos da educação formal e da não formal. Para isto, foram utilizados
recursos digitais para a estruturação da exposição no formato de um e-book interativo
que atenda às necessidades e anseios dos professores da educação básica, de
modo a facilitar uma aproximação do público do ensino formal aos espaços não formais
de educação. Para tal, foi utilizada a metodologia qualitativa, de natureza aplicada,
visando a apresentação de uma estrutura para o e-book interativo com base nos conteúdos
presentes na exposição. Os dados foram gerados a partir de encontros virtuais e
presenciais com os professores, nas etapas realizadas ao longo da pesquisa. Estes dados
foram analisados a partir da interpretação de gráficos, além da utilização da
Tematização, de Fontoura. Os resultados apresentados evidenciaram a necessidade de
um material que seja acessível, tendo em vista a grande parcela de pessoas com alguma
deficiência no Brasil, outro tópico indicado foi a possibilidade de utilização, do material
elaborado, juntamente aos documentos normativos brasileiros. Também foi observada
a sinalização da importância de um processo educativo interdisciplinar, bem como
a valorização da inserção de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no produto
educacional, como, por exemplo, os vídeos em realidade virtual, nas estratégias
pedagógicas. Convém ressaltar que a presente pesquisa indica possibilidades de
desdobramentos para o aprofundamento de assuntos necessários, a saber, tópicos como
a acessibilidade em espaços formais e não formais, bem como a apresentação de
estratégias pedagógicas, cuja presença das novas tecnologias da informação é vista
como aliada ao processo educativo. Permitindo que a contínua reconstrução do
conhecimento se estenda para além dos muros da escola.
Colecciones
Ítems relacionados
Mostrando ítems relacionados por Título, autor o materia.
-
E-book interativo da Exposição NeuroSensações : Exposição Interativa Permanente do ECI
Fonseca, Fernanda de Lemos; Pereira, Grazielle Rodrigues (Mesquita, RJ : Matilha, 2024)Este “E-book interativo NeuroSensações: Exposição In- terativa Permamente do ECI” é um produto educacional ela- borado pela aluna Fernanda de Lemos Fonseca, sob orientação da professora doutora Grazielle Rodrigues ... -
A trajetória escolar de discentes pretas do ensino médio e técnico no IFRJ - CDuC: representatividade, perspectiva e acolhimento escolas.
Leandro, Izabella de Aquino (IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2021)Desde o início do que se conhece como Ciências, segundo a tradição ocidental, a marginalização baseada em preceitos racistas e machistas gerou – e ainda o faz atualmente – diversos obstáculos impeditivos ao ingresso de ... -
Sequência Didática Contar e encantar: Solo – A pele da Terra, o nosso lugar!
Nunes, Márcia Regina de Moura; (IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)Produto educacional da dissertação: A aprendizagem no ensino de ciências na temática solo a partir da utilização da literatura infantil nos anos iniciais do ensino fundamental.2023. 127 f. Dissertação (Mestrado Profissional ...