dc.contributor.advisor | Chaves Junior, Luiz Alberto. | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-08T18:40:41Z | |
dc.date.available | 2024-03-08T18:40:41Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Jeanne Chaves. Letramento versus literacia: forças em disputa pelo projeto de alfabetização no Brasil. Orientador: Luiz Alberto Chaves Junior. 2021. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Práticas de Letramento), Instituto Federal do Rio de Janeiro, São João de Meriti, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/20.500.12083/704 | |
dc.description.abstract | A ação de ler e escrever são indispensáveis para o ato da cidadania em sociedades letradas.
Desse modo, a política de alfabetização de um país é de suma importância para a
contribuição do domínio do código letrado. O propósito dessa pesquisa é investigar a atual
corrente pedagógica, a partir da criação do decreto no 9.765, de 11 de abril de 2019, que
institui a Política Nacional de Alfabetização (PNA), que substitui o termo letramento
utilizado nacionalmente no campo da Alfabetização no Brasil, pelo vocábulo literacia
empregado internacionalmente. Ao propor esta mudança que filosofia político-pedagógica o
atual Governo Federal do Brasil quer impor à alfabetização? Para refletir sobre a questão
evidenciada anteriormente, o caminho metodológico adotado neste artigo baseia-se na
pesquisa qualitativa por meio da análise documental. Usaremos como referenciais teóricos
SOARES (2004), FREIRE (2001), STREET (2014), KISHIMOTO (2010) e MORAIS
(2014). Os resultados da análise apontam que o caderno PNA é um instrumento político que
está sendo utilizado para trazer mudança teórico-epistemológica e metodológica ao sistema
educacional brasileiro que poderá impactar, a curto e longo prazo, a Educação Básica. O
documento legitima práticas tradicionais de alfabetização focadas em um ensino da leitura e
escrita a partir do método fônico, que relacionam a aprendizagem às ciências cognitivas,
sendo consideradas como propostas pedagógicas efetivas para o Ensino Fundamental. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | IFRJ - CAMPUS SÃO JOÃO DE MERITI | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Literacia | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.title | Letramento versus literacia: forças em disputa pelo projeto de alfabetização no Brasil | pt_BR |
dc.contributor.author | Rodrigues, Jeanne Chaves | |
dc.type | TCC | pt_BR |