A formação para tecnologias digitais em cursos de licenciaturas em Pedagogia do IFG - Campus Goiânia Oeste
Abstract
O intuito deste trabalho é investigar de que forma a disciplina ou
abordagem da informática aplicada é integrada ao Projeto Pedagógico de Curso
(PPC) de Licenciatura Plena em Pedagogia de uma instituição de Ensino Superior
(IES) pública de Goiânia (GO). A metodologia consiste na definição da instituição e
do curso a ser analisado, construção da base de dados, descrição dos
procedimentos metodológicos para a escrita e extração do que é considerado
relevante dos documentos designados e definição dos critérios de escolha e análise
de documentos que norteiam esse curso. Os resultados evidenciam que o currículo
do curso de Licenciatura em Pedagogia em questão carece de disciplinas e/ou
estudos direcionados à tecnologia, sobretudo, nas disciplinas de cunho obrigatório
que comportam e alimentam toda a matriz curricular, enquanto as disciplinas
optativas, que seguem o mesmo viés, o número de disciplinas ainda é menor. Logo,
conclui-se que se faz, de suma importância, a inserção em maior escala de
disciplinas que trabalham com a tecnologia e informática nesse curso, pois a forma
com a qual se configura o supracitado curso, pela análise aqui realizada, se mostra
visivelmente ineficiente e insuficiente para também preparar o egresso para atender
as demandas do complexo mercado de trabalho.