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Super Trunfo Manguezal: o uso de jogos como ferramenta pedagógica no ensino de ciências
dc.contributor.advisor | Friedrich, Margarete Pereira | |
dc.date.accessioned | 2024-02-05T20:39:55Z | |
dc.date.available | 2024-02-05T20:39:55Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.identifier.citation | COELHO, Rafaela de Sá. Super Trunfo Manguezal: o uso de jogos como ferramenta pedagógica no ensino de ciências. Trabalho de conclusão de curso. Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Ciências Ambientais em Áreas Costeiras, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Campus Arraial do Cabo, Arraial do Cabo, RJ, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/20.500.12083/690 | |
dc.description.abstract | Ao reconhecermos as dificuldades apresentadas no cenário educacional, vê-se com bons olhos a busca de novas propostas metodológicas. Dessa maneira, o presente trabalho teve como objetivo principal a produção de um jogo “Super Trunfo” que abordasse a biodiversidade do Manguezal, a fim de socializar o conhecimento do ecossistema dentre os alunos do 5° ao 9° ano do Instituto Ribas do Vale, em Nilópolis (RJ). Além disso, buscou–se analisar o funcionamento do jogo e verificar o nível de interesse dos estudantes com a metodologia educativa. Para a confecção do material didático foi feita uma pesquisa prévia com o intuito de identificar os organismos pertencentes ao manguezal e, posteriormente, para o design gráfico das cartas usou-se o aplicativo Canva. Em seguida, visando a utilização do jogo em sala de aula, as cartas foram impressas e plastificadas. A coleta de dados aconteceu em duas fases (pré e pós-jogo) através de um questionário diagnóstico respondido de livre e espontânea vontade por uma amostra de 60 alunos. Após a análise das respostas, conclui-se que os jogos - quando bem elaborados - são eficientes na promoção do conhecimento e devem ser mais explorados pelos profissionais da educação, pois geram motivação e se portam como grandes aliados no combate a falta de interesse discente, o que favorece o processo educativo. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Jogos educativos | pt_BR |
dc.subject | Ecologia – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Manguezal | pt_BR |
dc.title | Super Trunfo Manguezal: o uso de jogos como ferramenta pedagógica no ensino de ciências | pt_BR |
dc.contributor.author | Coelho, Rafaela de Sá | |
dc.type | TCC | pt_BR |