Super Trunfo Manguezal: o uso de jogos como ferramenta pedagógica no ensino de ciências
Resumo
Ao reconhecermos as dificuldades apresentadas no cenário educacional, vê-se com bons olhos
a busca de novas propostas metodológicas. Dessa maneira, o presente trabalho teve como
objetivo principal a produção de um jogo “Super Trunfo” que abordasse a biodiversidade do
Manguezal, a fim de socializar o conhecimento do ecossistema dentre os alunos do 5° ao 9°
ano do Instituto Ribas do Vale, em Nilópolis (RJ). Além disso, buscou–se analisar o
funcionamento do jogo e verificar o nível de interesse dos estudantes com a metodologia
educativa. Para a confecção do material didático foi feita uma pesquisa prévia com o intuito
de identificar os organismos pertencentes ao manguezal e, posteriormente, para o design
gráfico das cartas usou-se o aplicativo Canva. Em seguida, visando a utilização do jogo em
sala de aula, as cartas foram impressas e plastificadas. A coleta de dados aconteceu em duas
fases (pré e pós-jogo) através de um questionário diagnóstico respondido de livre e
espontânea vontade por uma amostra de 60 alunos. Após a análise das respostas, conclui-se
que os jogos - quando bem elaborados - são eficientes na promoção do conhecimento e devem
ser mais explorados pelos profissionais da educação, pois geram motivação e se portam como
grandes aliados no combate a falta de interesse discente, o que favorece o processo educativo.