• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Ciências Biológicas
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Ciências Biológicas
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Super Trunfo Manguezal: o uso de jogos como ferramenta pedagógica no ensino de ciências

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Rafaela_de_Sa_Coelho_TCC_versão_final.pdf (3.785Mb)
Data
2022
Autor
Coelho, Rafaela de Sá
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Ao reconhecermos as dificuldades apresentadas no cenário educacional, vê-se com bons olhos a busca de novas propostas metodológicas. Dessa maneira, o presente trabalho teve como objetivo principal a produção de um jogo “Super Trunfo” que abordasse a biodiversidade do Manguezal, a fim de socializar o conhecimento do ecossistema dentre os alunos do 5° ao 9° ano do Instituto Ribas do Vale, em Nilópolis (RJ). Além disso, buscou–se analisar o funcionamento do jogo e verificar o nível de interesse dos estudantes com a metodologia educativa. Para a confecção do material didático foi feita uma pesquisa prévia com o intuito de identificar os organismos pertencentes ao manguezal e, posteriormente, para o design gráfico das cartas usou-se o aplicativo Canva. Em seguida, visando a utilização do jogo em sala de aula, as cartas foram impressas e plastificadas. A coleta de dados aconteceu em duas fases (pré e pós-jogo) através de um questionário diagnóstico respondido de livre e espontânea vontade por uma amostra de 60 alunos. Após a análise das respostas, conclui-se que os jogos - quando bem elaborados - são eficientes na promoção do conhecimento e devem ser mais explorados pelos profissionais da educação, pois geram motivação e se portam como grandes aliados no combate a falta de interesse discente, o que favorece o processo educativo.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/690
Collections
  • Ciências Biológicas

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV