Rodas de conversa online: uma alternativa para trabalhar competências socioemocionais com estudantes de Ensino Médio
Abstract
Este artigo visa apresentar, através de um relato de experiência, a proposta e o desenvolvimento de Rodas de Conversa online enquanto metodologia para trabalhar com o desenvolvimento de competências e habilidades socioemocionais e orientação profissional com estudantes do Ensino Médio. Para tal, será analisada uma experiência de pesquisa-intervenção realizada com 58 alunos de 1º e 2º ano de Ensino Médio de diferentes escolas e cidades, participantes de um programa online que oferece aulas de Matemática, Português e Redação para estudantes de baixa renda. As Rodas de Conversa online configuraram-se como um espaço de envolvimento e diálogo. As atividades propostas são uma alternativa possível para trabalhar orientação profissional e autoconhecimento através do trabalho coletivo e cooperativo com jovens estudantes que estão vivenciando as mudanças para o modelo de “Novo Ensino Médio”, sendo chamados a assumir um “protagonismo” em relação ao seu próprio percurso acadêmico.