Show simple item record

dc.contributor.advisorCâmara, Milla Benicio Ribeiro de Almeida, orient.
dc.date.accessioned2023-12-08T15:15:14Z
dc.date.available2023-12-08T15:15:14Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationCASEMIRO, Ítalo de Paula. Grupos do Facebook aplicados ao processo de ensino-aprendizagem no Ensino Superior: uma revisão de escopo. Orientadora: Milla Benicio Ribeiro de Almeida Câmara. 2023. 48 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação e Novas Tecnologias) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Niterói, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/683
dc.description.abstractO presente trabalho tem como proposta analisar os usos de grupos do Facebook para fins educacionais no ensino superior, a partir das evidências científicas apresentas em estudos utilizando esta mídia social. Especificamente, objetiva-se mapear: as oportunidades que esse recurso oferece para aprendizagem entre grupos de estudantes; em que medida tais grupos têm auxiliado o processo de aprendizagem; e as diferentes estratégias associadas ao seu uso para fins educacionais. Para tanto, foi desenvolvida uma revisão da literatura, do tipo escopo, por meio de estudos obtidos nas bases Scopus e Web of Science, publicados entre os anos de 2018 e 2022. As informações da amostra de estudos selecionados foram extraídas e sistematizadas com o auxílio do software StArt. Ao todo foram incluídos na análise 46 estudos. De modo geral, eles apresentam resultados positivos sobre o uso dos grupos do Facebook no auxílio do processo de ensino-aprendizagem no ensino superior, especialmente no que se refere ao melhor desempenho no processo de aprendizagem, interação entre pares, engajamento e motivação. Também foi possível identificar dois usos mais comuns dos grupos: como ferramenta para promover um espaço extra-classe para trocas de recursos de aprendizagem e, como um ambiente para gerar a interação, trocas e feedbacks, promovendo o conhecimento. Assim, nota-se que tais grupos têm apresentado bons resultados, quando aplicados como recursos para mediar processos de ensino-aprendizagem junto ao público de nível superior.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS NITERÓIpt_BR
dc.subjectCompartilhamentopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnganjamentopt_BR
dc.subjectInteraçãopt_BR
dc.subjectMídias sociaispt_BR
dc.titleGrupos do Facebook aplicados ao processo de ensino-aprendizagem no Ensino Superior: uma revisão de escopopt_BR
dc.contributor.authorCasemiro, Ítalo de Paula
dc.typeTCCpt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record