dc.description.abstract | O presente trabalho tem como proposta analisar os usos de grupos do Facebook para fins educacionais no ensino superior, a partir das evidências científicas apresentas em estudos utilizando esta mídia social. Especificamente, objetiva-se mapear: as oportunidades que esse recurso oferece para aprendizagem entre grupos de estudantes; em que medida tais grupos têm auxiliado o processo de aprendizagem; e as diferentes estratégias associadas ao seu uso para fins educacionais. Para tanto, foi desenvolvida uma revisão da literatura, do tipo escopo, por meio de estudos obtidos nas bases Scopus e Web of Science, publicados entre os anos de 2018 e 2022. As informações da amostra de estudos selecionados foram extraídas e sistematizadas com o auxílio do software StArt. Ao todo foram incluídos na análise 46 estudos. De modo geral, eles apresentam resultados positivos sobre o uso dos grupos do Facebook no auxílio do processo de ensino-aprendizagem no ensino superior, especialmente no que se refere ao melhor desempenho no processo de aprendizagem, interação entre pares, engajamento e motivação. Também foi possível identificar dois usos mais comuns dos grupos: como ferramenta para promover um espaço extra-classe para trocas de recursos de aprendizagem e, como um ambiente para gerar a interação, trocas e feedbacks, promovendo o conhecimento. Assim, nota-se que tais grupos têm apresentado bons resultados, quando aplicados como recursos para mediar processos de ensino-aprendizagem junto ao público de nível superior. | pt_BR |