Useless machines: interfaces entre arte e o ensino de novas tecnologias
Resumo
Este estudo visa apresentar através de uma pesquisa-intervenção a construção, desenvolvimento e a execução de oficinas relacionando conceitos e práticas do campo da arte e do design ao ensino de novas tecnologias. O projeto de pesquisa partiu de uma insatisfação do autor sobre como o ensino de novas tecnologias vêm sendo abordado, na atualidade, e propõe uma abordagem alternativa. A pesquisa buscou investigar o potencial criativo de um conjunto de obras, conhecidas como “Useless machines”. Especialmente aquelas desenvolvidas pelo artista e designer italiano Bruno Munari, como base para modelar e realizar uma experiência pedagógica no formato de oficinas para alunos do curso de Especialização em Educação e Novas Tecnologias do Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ, campus Niterói. Através deste projeto observou-se que a abordagem artística que caracterizou a proposta foi positiva no sentido de reduzir expectativas e frustrações por parte dos alunos, tornando a experiência mais humanizada e divertida, embora os desafios relacionados à inserção das novas tecnologias em sala de aula, em especial da robótica educacional, ainda têm muitos obstáculos a serem superados.