dc.description.abstract | O presente artigo tem como objetivo geral analisar como se deu a capacitação dos professores da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro em 2021 durante o ensino remoto. Com a pandemia da COVID-19 em 2020 e suas trágicas consequências, educação também passou por momentos difíceis e desafiadores. O uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICS) tornou-se ainda mais urgente e as escolas, professores e alunos precisaram se adaptar à nova realidade. Contudo, a escola pública, que já apresentava desafios estruturais e basilares, foi amplamente afetada e precisou se reinventar. Buscamos, assim, responder, neste trabalho, às perguntas: Como se deu a capacitação dos professores da rede pública municipal do Rio de Janeiro? Essa capacitação foi eficaz e suficiente para suprir as necessidades dos professores? A partir de discussões sobre letramento digital, letramento crítico, o uso de TDICS em sala de aula e a análise de um dos vídeos de capacitação ofertada aos professores da rede em foco, procurou-se refletir e analisar essas questões que começaram na pandemia da COVID-19 e perduram até hoje. Como resultado desta pesquisa, percebeu-se como a capacitação ofertada pela rede pública de ensino do Rio de Janeiro foi desafiadora e não supriu as necessidades dos professores em uma realidade ainda tão carente de recursos e investimentos. Além disso, questões sobre multiletramentos (ROJO, 2012), criticidade (TILIO, 2017) e autonomia (NICOLAIDES, 2008) não foram abordadas na capacitação analisada e o foco do encontro estava ainda muito ligado a aspectos técnicos, mostrando, assim, o distanciamento da construção de uma educação libertadora (FREIRE, 2013) e da democratização do ensino de qualidade (GADOTTI, 2013) | pt_BR |