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dc.contributor.advisorThompson, Heloise Vasconcellos Gomes, orient.
dc.date.accessioned2023-12-07T00:03:24Z
dc.date.available2023-12-07T00:03:24Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationSOUZA, Laura Aguia de. Ensino remoto e os desafios da escola pública: um estudo de caso sobre a capacitação de professores do município do Rio de Janeiro no período emergencial. Orientadora: Heloise Vasconcellos Gomes Thompson. 2022. 33 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação e Novas Tecnologias) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Niterói, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/679
dc.description.abstractO presente artigo tem como objetivo geral analisar como se deu a capacitação dos professores da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro em 2021 durante o ensino remoto. Com a pandemia da COVID-19 em 2020 e suas trágicas consequências, educação também passou por momentos difíceis e desafiadores. O uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICS) tornou-se ainda mais urgente e as escolas, professores e alunos precisaram se adaptar à nova realidade. Contudo, a escola pública, que já apresentava desafios estruturais e basilares, foi amplamente afetada e precisou se reinventar. Buscamos, assim, responder, neste trabalho, às perguntas: Como se deu a capacitação dos professores da rede pública municipal do Rio de Janeiro? Essa capacitação foi eficaz e suficiente para suprir as necessidades dos professores? A partir de discussões sobre letramento digital, letramento crítico, o uso de TDICS em sala de aula e a análise de um dos vídeos de capacitação ofertada aos professores da rede em foco, procurou-se refletir e analisar essas questões que começaram na pandemia da COVID-19 e perduram até hoje. Como resultado desta pesquisa, percebeu-se como a capacitação ofertada pela rede pública de ensino do Rio de Janeiro foi desafiadora e não supriu as necessidades dos professores em uma realidade ainda tão carente de recursos e investimentos. Além disso, questões sobre multiletramentos (ROJO, 2012), criticidade (TILIO, 2017) e autonomia (NICOLAIDES, 2008) não foram abordadas na capacitação analisada e o foco do encontro estava ainda muito ligado a aspectos técnicos, mostrando, assim, o distanciamento da construção de uma educação libertadora (FREIRE, 2013) e da democratização do ensino de qualidade (GADOTTI, 2013)pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS NITERÓIpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectLetramento digitalpt_BR
dc.subjectLetramento críticopt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectTecnologias Digitais da Informação e Comunicaçãopt_BR
dc.titleEnsino remoto e os desafios da escola pública: um estudo de caso sobre a capacitação de professores do município do Rio de Janeiro no período emergencialpt_BR
dc.contributor.authorSouza, Laura Aguia de
dc.typeTCCpt_BR


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