dc.description.abstract | O vídeo participativo (VP) é uma metodologia no qual o grupo envolvido conduz todo o processo de produção audiovisual. Neste trabalho, relatamos a experiência de realização de um vídeo, seguindo as premissas desta metodologia, de forma online, no período da pandemia. A proposta era analisar, a partir dessa experiência prática, as possibilidades de participação e construção de conhecimento tendo como base o conceito de aprendizagem inventiva (KASTRUP, 2001). Participaram do processo, do início ao fim, um grupo de seis jovens que já tinham experienciado o VP de forma presencial no âmbito do movimento #TamoJunto9ºano. Os encontros, todos online, foram realizados entre 2020 e 2021, utilizando ferramentas digitais que apoiaram tanto a realização de exercícios, como as etapas de produção do vídeo, tais como planejamento, gravação e edição participativa. O tema escolhido pelo grupo foi “Convivência em meio à pandemia”, o que refletiu diretamente as vivências do grupo durante o processo de produção. Como resultado, foi produzido um vídeo participativo online, feito pelos jovens, respeitando os princípios da metodologia que preconiza a participação efetiva nos processos de construção do vídeo e elaboração da mensagem, com uma narrativa desenvolvida por eles que reflete a vivência e aprendizados do grupo. | pt_BR |