A gestão pedagógica e a inserção das TDICs no ambiente escolar: um estudo de caso na Rede Municipal de Educação da cidade de Rio Bonito
Resumo
A pesquisa aqui apresentada busca refletir sobre a inserção das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICS) no espaço escolar público, partindo da ideia de que tão importante quanto disponibilizar o acesso a essas tecnologias é refletir como se dá a sua inserção no cenário das escolas públicas. Para isso, a pesquisa parte do pressuposto de que a figura do gestor pedagógico é central no processo de inserção tecnológica no contexto escolar, diante da relação de mediador que este profissional assume com os demais professores, alunos e unidade de ensino. Diante disso, foi realizado um estudo de caso com gestores pedagógicos da rede municipal pública de educação da cidade de Rio Bonito-RJ para analisar a relação desses profissionais com a inserção das TDICS nas unidades de ensino nas quais atuam. Tal estudo se deu em dois momentos específicos. O primeiro deu-se por meio de uma pesquisa objetiva utilizando um formulário de respostas via plataforma Google, que teve como objetivo verificar o grau de atuação dos respondentes no processo de inserção das TDICS no espaço escolar em que trabalham. Em um segundo momento, foi proporcionado um encontro multifocal com os respondentes do formulário com o intuito de obter informações mais detalhadas acerca de sua relação com as TDICS na escola. Como resultado das duas ações, concluiu-se que tais profissionais, na sua maioria, demonstram aproximação no uso das tecnologias em suas práticas profissionais no âmbito mais burocrático; contudo, não se veem e nem mesmo possuem formação para se tornarem propulsores no uso das TDICS entre os profissionais de educação de suas unidades de ensino. Compreendemos que o gestor pedagógico tem a função e a perspicácia nas unidades de ensino para promover as TDICS, porém, ele precisa ser orientado e qualificado continuamente para exercer tal função