dc.contributor.advisor | Friedrich, Margarete Pereira | |
dc.contributor.advisor | Ribeiro, Marcos Antônio Guerine | |
dc.date.accessioned | 2023-12-01T17:53:44Z | |
dc.date.available | 2023-12-01T17:53:44Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Bárbara Pereira da. Scratch e sala de aula invertida: estratégias de gamificação e metodologias ativas em aulas de redação no ensino médio. 21 fl. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Tecnologias Digitais Aplicadas ao Ensino) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Arraial do Cabo, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/20.500.12083/668 | |
dc.description.abstract | À luz das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no processo educacional, faz-se
necessária a implementação de metodologias ativas na educação básica que propiciem o protagonismo
do aluno no processo de ensino-aprendizagem e a significação dos conteúdos a partir de sua
participação ativa e constante. Através da criação de um jogo digital educativo, este artigo propõe
possíveis caminhos para que o professor de Língua Portuguesa integre à sua prática pedagógica o uso
da metodologia ativa “sala de aula invertida” e do Scratch, uma plataforma digital para
desenvolvimento de jogos, para uma aprendizagem mais dinâmica e autônoma em aulas de Redação
no Ensino Médio. Do ponto de vista metodológico, recorreu-se à pesquisa bibliográfica para buscar
embasamento teórico, considerando especialmente pertinentes os estudos de Bacich; Moran (2018) e
Bergmann (2018). Ademais, este artigo justifica-se pelas possibilidades de gamificação da referida
ferramenta, uma vez que cria estímulos valiosos para a experiência de ensino-aprendizagem que não
seriam obtidos sem o uso das TDICs. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO | pt_BR |
dc.subject | Jogos no ensino de língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem invertida | pt_BR |
dc.subject | Scratch (Linguagem de programação de computador) | pt_BR |
dc.title | Scratch e sala de aula invertida: estratégias de gamificação e metodologias ativas em aulas de redação no ensino médio | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Bárbara Pereira da | |
dc.type | TCC | pt_BR |