• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Multidisciplinar
  • View Item
  •   DSpace Home
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Multidisciplinar
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Scratch e sala de aula invertida: estratégias de gamificação e metodologias ativas em aulas de redação no ensino médio

Thumbnail
View/Open
TCC_TDAE_Bárbara_Pereira_final.pdf (877.1Kb)
Date
2023
Author
Silva, Bárbara Pereira da
Metadata
Show full item record
Abstract
À luz das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no processo educacional, faz-se necessária a implementação de metodologias ativas na educação básica que propiciem o protagonismo do aluno no processo de ensino-aprendizagem e a significação dos conteúdos a partir de sua participação ativa e constante. Através da criação de um jogo digital educativo, este artigo propõe possíveis caminhos para que o professor de Língua Portuguesa integre à sua prática pedagógica o uso da metodologia ativa “sala de aula invertida” e do Scratch, uma plataforma digital para desenvolvimento de jogos, para uma aprendizagem mais dinâmica e autônoma em aulas de Redação no Ensino Médio. Do ponto de vista metodológico, recorreu-se à pesquisa bibliográfica para buscar embasamento teórico, considerando especialmente pertinentes os estudos de Bacich; Moran (2018) e Bergmann (2018). Ademais, este artigo justifica-se pelas possibilidades de gamificação da referida ferramenta, uma vez que cria estímulos valiosos para a experiência de ensino-aprendizagem que não seriam obtidos sem o uso das TDICs.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/668
Collections
  • Multidisciplinar

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

LoginRegister

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV