O livro digital como instrumento educativo no ensino das linguagens visuais
Abstract
Este artigo parte de reflexões sobre o lugar que os livros ocupam atualmente na vida e na formação dos estudantes, diante das novas tecnologias de informação e comunicação. A pesquisa buscou compreender como desenvolver um livro digital no formato app-book para ser utilizado como material de auxílio às aulas de Artes pelas turmas do Ensino Médio do IFRJ campus Niterói. O processo de trabalho é apresentado aqui como um memorial descritivo, sistematizando todas as fases necessárias para o desenvolvimento do produto. Para a construção do protótipo foi necessário, além da revisão bibliográfica, realizar um levantamento de livros similares existentes no mercado e participar de cursos sobre a produção de livros digitais. O protótipo do app-book “e-llen” foi desenvolvido em uma linguagem acessível para estudantes do ensino médio, com um projeto gráfico e referências culturais que possam atrair a atenção deles e interações que são estimulantes ao uso. Através desta pesquisa percebemos que embora ainda haja muitos desafios a vencer para a adoção de livros digitais interativos nas escolas, os app-books têm o potencial de quebrar barreiras espaciais, despertar o interesse pela leitura e se conectar com aqueles que já estão acostumados com as dinâmicas do mundo virtual.