dc.contributor.advisor | Ramos, Marcelo Japiassú, orient. | |
dc.contributor.advisor | Oliveira, José Marcelo Velloso, coorient. | |
dc.date.accessioned | 2023-06-02T16:20:31Z | |
dc.date.available | 2023-06-02T16:20:31Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Luciana Carolino. Uso dos jogos digitais para o ensino dos Biomas Brasileiros em Geografia: uma análise do aplicativo Conheça os Biomas. Orientador: Marcelo Japiassu Ramos. Coorientador: José Marcelo Velloso de Oliveira. 2022. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação e Novas Tecnologias) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Niterói, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/20.500.12083/632 | |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo fazer uma análise de como o uso dos jogos digitais podem contribuir para o ensino dos Biomas Brasileiros em Geografia para turmas do 7º ano do ensino fundamental II. Realizando uma análise de um aplicativo chamado Conheça os Biomas, que é um software proprietário e está disponível na plataforma Play Store de forma gratuita. Tal aplicativo é uma ferramenta que pode ser utilizada como um recurso didático estratégico para fixação, dinamização e inserção da ludicidade em sala de aula. Para a realização deste trabalho foi aplicado um questionário com perguntas sobre o app e a importância do lúdico em sala de aula para 9 docentes, que atuam no 7º ano do ensino fundamental II da rede pública de ensino. Foram feitas revisões bibliográficas como, a BNCC, Prensky (2001), Moran (2018), dentre outros que auxiliaram em todo o processo de compreensão da relação da tecnologia e a educação, sobre a importância do lúdico no processo de ensinoaprendizagem. Os resultados obtidos demonstraram que a inserção do lúdico e do app em sala de aula podem ser aliados dos docentes para motivar os educandos na busca pela aprendizagem. No entanto, é necessário ter a compreensão de que a utilização de ferramentas tecnológicas e do lúdico, têm que estar relacionadas à prática educacional. Tendo em vista, que o uso de tecnologias digitais são ferramentas que possibilitam ao professor criar interação com os educandos e modificar os modos tradicionais de ensino, mas ainda existem muitos desafios a serem enfrentados para que se alcance e se tenha melhores instrumentos e condições de ensino no Brasil. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | IFRJ - CAMPUS NITERÓI | pt_BR |
dc.subject | Aplicativo Conheça os Biomas | pt_BR |
dc.subject | Biomas brasileiros | pt_BR |
dc.subject | Geografia | pt_BR |
dc.subject | Jogos digitais | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia e Educação | pt_BR |
dc.title | Uso dos jogos digitais para o ensino dos Biomas Brasileiros em Geografia: uma análise do aplicativo Conheça os Biomas | pt_BR |
dc.contributor.author | Ferreira, Luciana Carolino | |
dc.type | TCC | pt_BR |