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Gamificação para promoção da educação cidadã em Arraial do Cabo
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2022)
Este trabalho busca trazer reflexões sobre a promoção da educação cidadã na rede de ensino pública, através da
gamificação, com recorte no município de Arraial do Cabo. Para isso, apoiou-se em estudos e pesquisas acerca
do ...
O Scratch para a promoção do pensamento criativo na educação formal: um guia prático
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2023)
O Scratch é a 24o linguagem de programação mais utilizada no mundo, criada por um grupo de pesquisa
do MIT. Essa linguagem, baseada em blocos de programação, foi desenvolvida para permitir a
elaboração de animações, ...
Os memes em sala de aula como ferramenta para promoção de multiletramentos
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2023)
Este artigo apresenta uma proposta de plano de aula que utiliza memes como
ferramenta pedagógica nas disciplinas de História e das humanidades para alunos do ensino
fundamental II. No cenário atual, onde as tecnologias ...
Avaliação pedagógica do uso de telas interativas em uma escola municipal de Araruama - RJ
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2024)
O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa feita com professores de uma escola pública municipal de
Araruama - RJ, acerca da recém instalação de telas interativas em suas salas de aula. Na literatura, ...
Diálogos entre Vale do Nilo e Vale do Silício: tecnologias, ancestralidade e a Lei 10.639/03
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2024)
No ano passado, em 2023, a Lei Federal 10.639/03 completou 20 anos da sua
promulgação sem, no entanto, ser devidamente implementada. Associado a este
fato, sabemos que um povo que não conhece sua história é um povo ...