Buscar
Itens para a visualização no momento 1-10 of 13
Scratch e sala de aula invertida: estratégias de gamificação e metodologias ativas em aulas de redação no ensino médio
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2023)
À luz das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no processo educacional, faz-se
necessária a implementação de metodologias ativas na educação básica que propiciem o protagonismo
do aluno no processo de ...
Gamificação para promoção da educação cidadã em Arraial do Cabo
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2022)
Este trabalho busca trazer reflexões sobre a promoção da educação cidadã na rede de ensino pública, através da
gamificação, com recorte no município de Arraial do Cabo. Para isso, apoiou-se em estudos e pesquisas acerca
do ...
Jogo digital interdisciplinar: matemática e educação ambiental: uma produção na plataforma Scratch
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2023)
A proposta dessa pesquisa foi a criação de um jogo educativo digital utilizando os conceitos dos
números inteiros associados com a temática da Educação Ambiental, para o Ensino Fundamental 2.
Para análise do jogo, foi ...
Geoprocessamento aplicado na educação ambiental: uma proposta para o município de Cabo Frio - RJ.
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2023)
A utilização de ferramentas relacionadas ao geoprocessamento auxilia na interpretação e no reconhecimento
geográfico, de maneira que tais informações desenvolvem pensamento crítico consciente e participativo dentro da ...
Pandemia e trabalho remoto: impactos na saúde mental das profissionais do setor de serviços.
(IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2021)
O presente estudo busca investigar, através de pesquisa de campo e pesquisa bibliográfica,
como se desenvolve a temática da pandemia e trabalho remoto, com foco nos impactos na
saúde mental das profissionais do setor de ...
A importância de políticas culturais no âmbito corporativo: uma análise das vantagens percebidas pelos colaboradores prestadores de serviços do CCBB-RJ.
(IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2022)
Arte e cultura são duas importantes vertentes no desenvolvimento intelectual e cognitivo
de uma pessoa, tendo uma grande importância para o desenvolvimento humano e para que os
sujeitos expressem seus sentimentos, sensações ...
Mensuração da qualidade dos serviços em uma agência de turismo em tempos de pandemia da COVID-19.
(IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2022)
As agências de turismo são muito importantes no ambiente econômico do setor de serviços e
contribuem de maneira significativa para o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Portanto, o
objetivo deste trabalho foi mensurar ...
Um estudo bibliográfico sobre o assédio no ambiente corporativo e o seu impacto na cultura organizacional.
(IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2022)
Este artigo visa analisar a importância da cultura organizacional nas empresas. O
trabalho evidenciará, desta forma, como a cultura organizacional orienta as relações
interpessoais que são estabelecidas por meio das ...
O Scratch para a promoção do pensamento criativo na educação formal: um guia prático
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2023)
O Scratch é a 24o linguagem de programação mais utilizada no mundo, criada por um grupo de pesquisa
do MIT. Essa linguagem, baseada em blocos de programação, foi desenvolvida para permitir a
elaboração de animações, ...
O uso na plataforma Kahoot! na promoção de um “novo” ensino de história
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2023)
O presente artigo é fruto da pesquisa desenvolvida por meio do programa de Pós-Graduação
em Tecnologias Digitais Aplicadas ao Ensino do Instituto Federal do Rio de Janeiro – IFRJ. O
trabalho consiste em demonstrar a ...