Navegação Multidisciplinar por título
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Teatro da Laje: Desafios, poéticas e afetos na Periferia Carioca
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2019)O presente trabalho busca revelar a trajetória do Grupo Teatro da Laje, investigar a iniciativa de teatro escolar em uma favela que se tornou representante das culturas das periferias e das possibilidades de produção ... -
Trilha Marginal: subjetividades e estéticas periféricas
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2021)Este texto consiste em um memorial do processo de criação do trabalho artístico "Trilha Marginal", que tem como temática central o sujeito periférico em suas relações estéticas. O trabalho foi construído a partir de três ... -
O uso do Scratch como ferramenta na pré- escola após o período pandêmico
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2023)Em 11 de março de 2020 , a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou a Covid-19 como uma pandemia, originada por um vírus altamente contagioso, sobre o qual existiam informações limitadas. Isso resultou na necessidade ... -
O uso do Whatsapp: um recurso para o ensino na alfabetização de alunos dos primeiros anos do fundamental
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2022)O ensino da alfabetização é uma das fases mais importantes do desenvolvimento infantil, pois o torna mais significativo diante dos processos de aprendizagem que o sucedem ao longo da formação humana. Com o surgimento da ... -
O uso na plataforma Kahoot! na promoção de um “novo” ensino de história
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2023)O presente artigo é fruto da pesquisa desenvolvida por meio do programa de Pós-Graduação em Tecnologias Digitais Aplicadas ao Ensino do Instituto Federal do Rio de Janeiro – IFRJ. O trabalho consiste em demonstrar a ... -
A utilização das tecnologias digitais na aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2023)O presente trabalho visa verificar a utilização das Tecnologias Digitais (TD) na aprendizagem dos alunos com Deficiência Intelectual (DI) e mostrar a necessidade da aplicabilidade dessas tecnologias nos espaços ... -
A utilização do jogo Kahoot no ensino de geografia
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2019)O presente trabalho trata da inserção da tecnologia no ensino de Geografia com a utilização do jogo digital considerando o processo de gamificação, entendido como estratégia de ensino baseado nos elementos de um jogo ...