Aprendizagem baseada em projetos: Relato de experiência em uma turma de ensino fundamental II
Resumen
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo narrar uma experiência sobre a aplicação
da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) para uma turma de 8º ano do
ensino fundamental de uma escola pública do Município de Pinheiral - RJ. A
ABP preconiza o protagonismo dos estudantes tornando o ensino mais
envolvente, prático e relevante para os estudantes. Para a metodologia
foram utilizados a pesquisa exploratória com abordagem qualitativa, pois
os dados são gerados de forma subjetiva, através da observação
participante. Os dados foram coletados através de diário de campo para
possibilitar a descrição das situações vivenciadas de forma mais
significativa. Para a análise dos dados foi utilizado a Análise de Livre
Interpretação (ALI). A aplicação da ABP evidenciou pontos importantes,
como a motivação e aprofundamento a respeito do assunto mudanças
climáticas, porém foram percebidas dificuldades durante a aplicação da
ABP, como a falta de tecnologia na escola. A aprendizagem baseada em
projetos se mostrou uma metodologia potente para despertar o interesse
discente sobre o tema mudanças climáticas, demonstrando que para tanto é necessário um bom planejamento para que sejam alcançados os objetivos
educacionais delimitados.