Mostrar registro simples

dc.date.accessioned2025-10-09T15:14:13Z
dc.date.available2025-10-09T15:14:13Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio de Janeiro como requisito parcial para a obtenção do grau de Licenciada em Ciências Biológicas.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1620
dc.description.abstractRESUMO Este trabalho tem como objetivo narrar uma experiência sobre a aplicação da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) para uma turma de 8º ano do ensino fundamental de uma escola pública do Município de Pinheiral - RJ. A ABP preconiza o protagonismo dos estudantes tornando o ensino mais envolvente, prático e relevante para os estudantes. Para a metodologia foram utilizados a pesquisa exploratória com abordagem qualitativa, pois os dados são gerados de forma subjetiva, através da observação participante. Os dados foram coletados através de diário de campo para possibilitar a descrição das situações vivenciadas de forma mais significativa. Para a análise dos dados foi utilizado a Análise de Livre Interpretação (ALI). A aplicação da ABP evidenciou pontos importantes, como a motivação e aprofundamento a respeito do assunto mudanças climáticas, porém foram percebidas dificuldades durante a aplicação da ABP, como a falta de tecnologia na escola. A aprendizagem baseada em projetos se mostrou uma metodologia potente para despertar o interesse discente sobre o tema mudanças climáticas, demonstrando que para tanto é necessário um bom planejamento para que sejam alcançados os objetivos educacionais delimitados.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectRelato de experiência , Aprendizagem baseada em projetos, Ensino de ciênciaspt_BR
dc.titleAprendizagem baseada em projetos: Relato de experiência em uma turma de ensino fundamental IIpt_BR
dc.contributor.authorLima, Juliana Aparecida de Oliveira
dc.typeTCCpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples