dc.date.accessioned | 2025-10-09T15:14:13Z | |
dc.date.available | 2025-10-09T15:14:13Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.identifier.citation | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio de Janeiro como requisito parcial para a obtenção do grau de Licenciada em Ciências Biológicas. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/20.500.12083/1620 | |
dc.description.abstract | RESUMO
Este trabalho tem como objetivo narrar uma experiência sobre a aplicação
da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) para uma turma de 8º ano do
ensino fundamental de uma escola pública do Município de Pinheiral - RJ. A
ABP preconiza o protagonismo dos estudantes tornando o ensino mais
envolvente, prático e relevante para os estudantes. Para a metodologia
foram utilizados a pesquisa exploratória com abordagem qualitativa, pois
os dados são gerados de forma subjetiva, através da observação
participante. Os dados foram coletados através de diário de campo para
possibilitar a descrição das situações vivenciadas de forma mais
significativa. Para a análise dos dados foi utilizado a Análise de Livre
Interpretação (ALI). A aplicação da ABP evidenciou pontos importantes,
como a motivação e aprofundamento a respeito do assunto mudanças
climáticas, porém foram percebidas dificuldades durante a aplicação da
ABP, como a falta de tecnologia na escola. A aprendizagem baseada em
projetos se mostrou uma metodologia potente para despertar o interesse
discente sobre o tema mudanças climáticas, demonstrando que para tanto é necessário um bom planejamento para que sejam alcançados os objetivos
educacionais delimitados. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Relato de experiência , Aprendizagem baseada em projetos, Ensino de ciências | pt_BR |
dc.title | Aprendizagem baseada em projetos: Relato de experiência em uma turma de ensino fundamental II | pt_BR |
dc.contributor.author | Lima, Juliana Aparecida de Oliveira | |
dc.type | TCC | pt_BR |