Uma proposta de criação de uma horta escolar urbana: um diálogo entre perspectivas ameríndias, agroecologia e arte educação
Resumen
Visando aproximar, dentro da realidade cotidiana, os saberes ancestrais da terra a partir de uma
prática artístico pedagógica em um espaço escolar, o presente trabalho apresenta a sua proposta
pautado em visões ameríndias e conhecimentos, dentre outros, da agroecologia. Para tanto nos
aproximarmos do pensamento de lideranças indígenas e teóricos como Raoni Caiapó e Ailton
Krenak, para abordar a urgência de repensarmos nossos passos que tem seguido rumo a
destruição massiva da natureza e da qualidade da nossa experiência de vida; Edgar Morin, que
nos sugere refletir e agir direcionados por um modo de fazer baseado em um processo
experimental do caminho pedagógico. A partir de artistas como Jorge Menna Barreto e Janice
Appel, buscamos nos aproximar da experiência artística contemporânea de temática ambiental.
Neste percurso e junto a bibliografia mobilizada mais a aplicação de uma ação artístico-educativa embasada na reflexão do ser no meio e a consequência de suas escolhas, buscou-se
refletir sobre: currículo escolar e o papel deste, na reprodução de sistemas ideológicos econômicos hegemônicos que seguem deteriorando a natureza e a nossa experiência de estar no mundo.