Mostrar registro simples

dc.date.accessioned2025-10-09T15:14:05Z
dc.date.available2025-10-09T15:14:05Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1619
dc.description.abstractVisando aproximar, dentro da realidade cotidiana, os saberes ancestrais da terra a partir de uma prática artístico pedagógica em um espaço escolar, o presente trabalho apresenta a sua proposta pautado em visões ameríndias e conhecimentos, dentre outros, da agroecologia. Para tanto nos aproximarmos do pensamento de lideranças indígenas e teóricos como Raoni Caiapó e Ailton Krenak, para abordar a urgência de repensarmos nossos passos que tem seguido rumo a destruição massiva da natureza e da qualidade da nossa experiência de vida; Edgar Morin, que nos sugere refletir e agir direcionados por um modo de fazer baseado em um processo experimental do caminho pedagógico. A partir de artistas como Jorge Menna Barreto e Janice Appel, buscamos nos aproximar da experiência artística contemporânea de temática ambiental. Neste percurso e junto a bibliografia mobilizada mais a aplicação de uma ação artístico-educativa embasada na reflexão do ser no meio e a consequência de suas escolhas, buscou­-se refletir sobre: currículo escolar e o papel deste, na reprodução de sistemas ideológicos econômicos hegemônicos que seguem deteriorando a natureza e a nossa experiência de estar no mundo.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS NILÓPOLISpt_BR
dc.subjectSaber indígenapt_BR
dc.subjectAgroecologiapt_BR
dc.subjectPedagogiaspt_BR
dc.subjectArte contemporâneapt_BR
dc.titleUma proposta de criação de uma horta escolar urbana: um diálogo entre perspectivas ameríndias, agroecologia e arte educaçãopt_BR
dc.contributor.authorPereira, Nathália Daud
dc.typeTCCpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples