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dc.date.accessioned2025-10-09T15:13:31Z
dc.date.available2025-10-09T15:13:31Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro como requisito parcial para a obtenção do grau de Licenciada em Ciências Biológicas.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1618
dc.description.abstractRESUMO No Instituto Federal do Rio de Janeiro campus Pinheiral (IFRJ CPIN) são realizadas atividades mobilizadoras socioculturais visando uma relação transformadora e integradora entre a instituição de ensino e a sociedade. Para isso, o espaço do jardim sensorial torna-se mais um ambiente de ensino prático, onde é possível ter a interação com as espécies presentes e relacioná-las com as conceituações dentro da sala de aula. Assim sendo, esse trabalho busca, através do relato de experiência da implementação do jardim sensorial do Espaço Ecológico Educativo (EEcoE) no IFRJ CPIN, incentivar instituições de ensino a construírem esses espaços ao ar livre para promoverem os ensinos não formais de Ciências e Biologia. Critérios de inclusão e exclusão de plantas para compor o jardim sensorial foram elaborados a partir de revisão de literatura. As plantas selecionadas para compor o jardim sensorial do EEcoE foram descritas, assim como o processo de construção e implementação do jardim. Os resultados do trabalho foram divulgados em eventos acadêmicos e nas redes sociais. e mostram que a educação ambiental inclusiva e decolonial podem ser trabalhadas pelo estímulo dos sentidos humanos. Para valorização de etnosaberes, as plantas foram classificadas de acordo com a nomenclatura iorubá, nomes populares, nome científico e nomenclatura em Braille. A organização do espaço foi pensada visando a visitação de todos, ultrapassando os limites de ensinos botânicos e percorrendo níveis interdisciplinares. O jardim sensorial do campus Pinheiral está localizado atrás do prédio administrativo e seu projeto busca também a inclusão de pessoas com deficiência. Um folder com o passo-a-passo simplificado para a construção de um jardim sensorial foi elaborado e será divulgado em visitas presenciais ao jardim e em redes sociais. Conclui-se que esse relato de experiência apresenta os critérios para a seleção de espécies botânicas, uma lista com plantas pré-selecionadas, a lista de espécies que compõem o jardim sensorial do IFRJ CPIN (novembro/2023) e um passo a passo para construção de jardim sensoriais, com a finalidade de incentivar a implementação em instituições de ensino e o uso do espaço para a construção do conhecimento discente.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS PINHEIRALpt_BR
dc.subjectJardim sensorial; educação inclusiva; ensino não formal;pt_BR
dc.titleImplementação de um jardim sensorial no IFRJ campus Pinheiral como ambiente inclusivo e de ensino não formal de Ciências e Biologiapt_BR
dc.contributor.authorSouza, Letícia Miguel Machado de
dc.typeTCCpt_BR


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