Implementação de um jardim sensorial no IFRJ campus Pinheiral como ambiente inclusivo e de ensino não formal de Ciências e Biologia
Resumen
RESUMO
No Instituto Federal do Rio de Janeiro campus Pinheiral (IFRJ CPIN) são realizadas atividades
mobilizadoras socioculturais visando uma relação transformadora e integradora entre a
instituição de ensino e a sociedade. Para isso, o espaço do jardim sensorial torna-se mais um
ambiente de ensino prático, onde é possível ter a interação com as espécies presentes e
relacioná-las com as conceituações dentro da sala de aula. Assim sendo, esse trabalho busca,
através do relato de experiência da implementação do jardim sensorial do Espaço Ecológico
Educativo (EEcoE) no IFRJ CPIN, incentivar instituições de ensino a construírem esses espaços
ao ar livre para promoverem os ensinos não formais de Ciências e Biologia. Critérios de
inclusão e exclusão de plantas para compor o jardim sensorial foram elaborados a partir de
revisão de literatura. As plantas selecionadas para compor o jardim sensorial do EEcoE foram
descritas, assim como o processo de construção e implementação do jardim. Os resultados do
trabalho foram divulgados em eventos acadêmicos e nas redes sociais. e mostram que a
educação ambiental inclusiva e decolonial podem ser trabalhadas pelo estímulo dos sentidos
humanos. Para valorização de etnosaberes, as plantas foram classificadas de acordo com a
nomenclatura iorubá, nomes populares, nome científico e nomenclatura em Braille. A
organização do espaço foi pensada visando a visitação de todos, ultrapassando os limites de
ensinos botânicos e percorrendo níveis interdisciplinares. O jardim sensorial do campus
Pinheiral está localizado atrás do prédio administrativo e seu projeto busca também a inclusão
de pessoas com deficiência. Um folder com o passo-a-passo simplificado para a construção de
um jardim sensorial foi elaborado e será divulgado em visitas presenciais ao jardim e em redes
sociais. Conclui-se que esse relato de experiência apresenta os critérios para a seleção de
espécies botânicas, uma lista com plantas pré-selecionadas, a lista de espécies que compõem o
jardim sensorial do IFRJ CPIN (novembro/2023) e um passo a passo para construção de jardim
sensoriais, com a finalidade de incentivar a implementação em instituições de ensino e o uso do
espaço para a construção do conhecimento discente.