Educação Ambiental do macro ao micro por meio de um Jardim Sensorial: Do período de pandemia às atividades presenciais.
Abstract
RESUMO
Devido ao fechamento das instituições de ensino presenciais, decorrente do
distanciamento social ocasionado pela pandemia da covid 19, adaptação para o
processo de ensino e aprendizagem, como as Atividades Pedagógicas
Não-Presenciais (APNPs) precisaram ser criadas. E em decorrência disso, os
projetos de ensino, inovação, pesquisa e extensão que nas instituições eram
desenvolvidos também foram impactados. O presente trabalho teve o objetivo de
realizar um relato de experiência sobre um projeto de inovação denominado
“Educação socioambiental por meio do Jardim Sensorial: experiências sensoriais do
macro ao micro” que surgiu em meio ao cenário pandêmico, buscando entender
suas contribuições para a promoção de conscientização ambiental, alfabetização
científica, e formação discente, mesmo perante a situação desfavorável do
momento. A metodologia utilizada foi a apresentação das atividades desenvolvidas
no projeto que inclui: pesquisa bibliográfica, reuniões e discussões; escolha de
espécimes botânicos; construção de microscópio caseiro para visualização das
espécies do Jardim Sensorial; coleta dos espécimes botânicos e preparação de
lâminas; e divulgação científica do Jardim Sensorial para comunidade. Juntamente
realizou-se reflexões críticas sobre todo o processo das atividades almejando
encontrar lições aprendidas. Diante do exposto, foi possível demonstrar que o
projeto teve o potencial de realizar uma educação ambiental conscientizadora, e de
proporcionar experiências teóricas e práticas determinantes para a alfabetização
científica.