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dc.date.accessioned2025-10-09T15:13:13Z
dc.date.available2025-10-09T15:13:13Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, campus Pinheiral, como requisito parcial para a obtenção do grau de Licenciado em Ciências Biológicas.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1616
dc.description.abstractRESUMO Devido ao fechamento das instituições de ensino presenciais, decorrente do distanciamento social ocasionado pela pandemia da covid 19, adaptação para o processo de ensino e aprendizagem, como as Atividades Pedagógicas Não-Presenciais (APNPs) precisaram ser criadas. E em decorrência disso, os projetos de ensino, inovação, pesquisa e extensão que nas instituições eram desenvolvidos também foram impactados. O presente trabalho teve o objetivo de realizar um relato de experiência sobre um projeto de inovação denominado “Educação socioambiental por meio do Jardim Sensorial: experiências sensoriais do macro ao micro” que surgiu em meio ao cenário pandêmico, buscando entender suas contribuições para a promoção de conscientização ambiental, alfabetização científica, e formação discente, mesmo perante a situação desfavorável do momento. A metodologia utilizada foi a apresentação das atividades desenvolvidas no projeto que inclui: pesquisa bibliográfica, reuniões e discussões; escolha de espécimes botânicos; construção de microscópio caseiro para visualização das espécies do Jardim Sensorial; coleta dos espécimes botânicos e preparação de lâminas; e divulgação científica do Jardim Sensorial para comunidade. Juntamente realizou-se reflexões críticas sobre todo o processo das atividades almejando encontrar lições aprendidas. Diante do exposto, foi possível demonstrar que o projeto teve o potencial de realizar uma educação ambiental conscientizadora, e de proporcionar experiências teóricas e práticas determinantes para a alfabetização científica.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS PINHEIRALpt_BR
dc.subjectPercepção ambiental, Microscopia caseira, Alfabetização científica.pt_BR
dc.titleEducação Ambiental do macro ao micro por meio de um Jardim Sensorial: Do período de pandemia às atividades presenciais.pt_BR
dc.contributor.authorCorrêa, Frederick Gregorio
dc.typeTCCpt_BR


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