dc.description.abstract | Resumo
O ensino de Ciências Biológicas, especialmente em Citologia, enfrenta desafios à abstração de conceitos e à falta de engajamento dos estudantes. Os jogos didáticos surgem como uma alternativa promissora para tornar o aprendizado mais dinâmico e significativo, alinhando-se a teoria da aprendizagem significativa de Ausubel e a Base Nacional Comum Curricular. A revisão de literatura destaca que a ludicidade é essencial para o processo de ensino-aprendizagem, pois contribui para o desenvolvimento cognitivo, social e crítico dos alunos. O uso de jogos didáticos possibilita maior envolvimento dos estudantes, tornando o aprendizado mais interativo e prazeroso. Além disso, a carência de recursos nas escolas, como laboratórios e materiais didáticos, reforça a necessidade de estratégias inovadoras para o ensino de citologia. Como parte do trabalho foi desenvolvido o “Jogo das Organelas Celulares”, inspirado no “Jogo do Mico”. O jogo consiste em cartas com imagens e funções de organelas celulares, incentivando a memorização de forma interativa. Para avaliar a sua eficácia, um questionário foi aplicado a docentes de Ciências Biológicas, e os resultados indicaram aprovação geral, com destaque para a capacidade do jogo de despertar o interesse dos alunos e fortalecer positivamente o ensino do conteúdo proposto. Para concluir reforçamos que os jogos didáticos são uma estratégia valiosa para tornar o ensino de Biologia mais dinâmico e acessível. Além de auxiliar os estudantes na fixação do conteúdo, a experiência também contribui para a inovação na prática pedagógica. | pt_BR |