dc.date.accessioned | 2025-10-09T15:12:24Z | |
dc.date.available | 2025-10-09T15:12:24Z | |
dc.date.issued | 2025 | |
dc.identifier.citation | Monografia realizada como pré-requisito para obtenção do título em Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) - Campus Pinheiral. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/20.500.12083/1610 | |
dc.description.abstract | RESUMO
A inclusão escolar é um desafio que vai além da sala de aula, sendo frequentemente limitada pela falta de recursos e formação adequada dos professores. Durante o estágio em Biologia, observou-se uma discrepância entre a teoria aprendida na universidade e a prática inclusiva nas escolas, levantando questionamentos sobre a efetividade da inclusão. Este estudo busca compreender as lacunas na formação docente e suas implicações para a educação inclusiva no ensino de Biologia. O objetivo central foi investigar as lacunas curriculares relacionadas à inclusão nas disciplinas de Biologia oferecidas por três universidades do interior do Rio de Janeiro. Além disso, buscou-se analisar como a falta de preparo dos professores impacta a implementação de práticas pedagógicas inclusivas. A pesquisa foi de natureza quantitativa, utilizando um questionário anônimo aplicado a 29 alunos de licenciatura em Biologia de três instituições (pública, privada e EAD). As respostas foram analisadas em três etapas: pré-análise, exploração do material e interpretação dos dados. Também foi realizada uma análise das grades curriculares das instituições para identificar a presença e a carga horária de disciplinas relacionadas à inclusão. Os resultados revelaram que, embora as universidades ofereçam disciplinas como "Educação Inclusiva" e "Libras", a carga horária é insuficiente e a abordagem é superficial. Os participantes destacaram a falta de preparo prático para lidar com a diversidade em sala de aula, apontando uma lacuna entre a teoria e a prática. Além disso, a formação continuada sobre inclusão é escassa, limitando a capacidade dos futuros professores de atuar em ambientes inclusivos. Conclui-se que a formação inicial e continuada de professores de Biologia precisa ser reformulada para integrar de forma mais efetiva a educação inclusiva. A revisão curricular, a ampliação da carga horária dedicada à inclusão e a oferta de formação continuada são medidas essenciais para preparar os docentes para a diversidade. A pesquisa reforça a importância de políticas públicas e colaboração entre universidades e comunidades escolares para promover uma educação verdadeiramente inclusiva, garantindo o direito de todos os estudantes a uma aprendizagem de qualidade. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | IFRJ - CAMPUS PINHEIRAL | pt_BR |
dc.subject | Biologia, currículo, desafios. | pt_BR |
dc.title | DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO DE BIOLOGIA: LACUNAS CURRICULARES E FORMAÇÃO DOCENTE | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Andreza Regina Santiago da | |
dc.contributor.author | Lima, Denise Sampaio de Paula Pilad | |
dc.type | TCC | pt_BR |