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DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO DE BIOLOGIA: LACUNAS CURRICULARES E FORMAÇÃO DOCENTE

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Ver/
TCC Andreza Regina Santiago da Silva; Denise Sampaio de Paula Pilad Lima.pdf (1.057Mb)
Fecha
2025
Autor
Silva, Andreza Regina Santiago da
Lima, Denise Sampaio de Paula Pilad
Metadatos
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Resumen
RESUMO A inclusão escolar é um desafio que vai além da sala de aula, sendo frequentemente limitada pela falta de recursos e formação adequada dos professores. Durante o estágio em Biologia, observou-se uma discrepância entre a teoria aprendida na universidade e a prática inclusiva nas escolas, levantando questionamentos sobre a efetividade da inclusão. Este estudo busca compreender as lacunas na formação docente e suas implicações para a educação inclusiva no ensino de Biologia. O objetivo central foi investigar as lacunas curriculares relacionadas à inclusão nas disciplinas de Biologia oferecidas por três universidades do interior do Rio de Janeiro. Além disso, buscou-se analisar como a falta de preparo dos professores impacta a implementação de práticas pedagógicas inclusivas. A pesquisa foi de natureza quantitativa, utilizando um questionário anônimo aplicado a 29 alunos de licenciatura em Biologia de três instituições (pública, privada e EAD). As respostas foram analisadas em três etapas: pré-análise, exploração do material e interpretação dos dados. Também foi realizada uma análise das grades curriculares das instituições para identificar a presença e a carga horária de disciplinas relacionadas à inclusão. Os resultados revelaram que, embora as universidades ofereçam disciplinas como "Educação Inclusiva" e "Libras", a carga horária é insuficiente e a abordagem é superficial. Os participantes destacaram a falta de preparo prático para lidar com a diversidade em sala de aula, apontando uma lacuna entre a teoria e a prática. Além disso, a formação continuada sobre inclusão é escassa, limitando a capacidade dos futuros professores de atuar em ambientes inclusivos. Conclui-se que a formação inicial e continuada de professores de Biologia precisa ser reformulada para integrar de forma mais efetiva a educação inclusiva. A revisão curricular, a ampliação da carga horária dedicada à inclusão e a oferta de formação continuada são medidas essenciais para preparar os docentes para a diversidade. A pesquisa reforça a importância de políticas públicas e colaboração entre universidades e comunidades escolares para promover uma educação verdadeiramente inclusiva, garantindo o direito de todos os estudantes a uma aprendizagem de qualidade.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1610
Colecciones
  • Ciências Biológicas

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