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Análises Microbiológicas do Leite Cru como Ferramenta Didática Interdisciplinar no Curso Técnico em Agroindústria Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal do Rio de Janeiro – Campus Pinheiral.

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TCC - Lucas Willian de Oliveira Corrêa e Bianca de Almeida Silva.pdf (8.606Mb)
Data
2025
Autor
Silva, Bianca de Almeida
Corrêa, Lucas Willian de Oliveira
Metadata
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Resumo
RESUMO O ensino de microbiologia apresenta desafios, especialmente quando se busca contextualizar os conteúdos teóricos de maneira prática, fazendo com que muitos alunos enfrentem dificuldades em compreender conceitos abstratos e relacioná-los a situações reais. O presente trabalho teve como objetivo aplicar aulas teóricas e práticas para contribuir com o processo de ensino-aprendizagem da microbiologia, por meio de análises do leite cru, em uma sequência didática desenvolvida para a turma do 2o ano do Curso Técnico em Agroindústria integrado ao Ensino Médio, no Instituto Federal do Rio de Janeiro – Campus Pinheiral. Buscou-se promover a interdisciplinaridade entre as disciplinas de Biologia, Microbiologia de Alimentos e Tecnologia de Leite e Derivados, integrando temáticas relacionadas à microbiologia e proporcionando uma compreensão mais ampla e prática dos microrganismos. A metodologia consistiu na combinação de aulas teóricas e práticas, com enfoque na importância dos aspectos higiênico-sanitários na cadeia produtiva do leite e sua relação com a segurança alimentar. Considerando que o leite é um alimento amplamente consumido em escala global, a aplicação da sequência didática teve como expectativa estimular nos alunos uma visão crítica, associando conceitos teóricos à prática e analisando os padrões de qualidade estabelecidos pela legislação. Dessa forma, buscou-se aprimorar o conhecimento técnico dos estudantes e contribuir significativamente para a melhoria dos processos industriais na produção de derivados lácteos.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1609
Collections
  • Ciências Biológicas

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