Análises Microbiológicas do Leite Cru como Ferramenta Didática Interdisciplinar no Curso Técnico em Agroindústria Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal do Rio de Janeiro – Campus Pinheiral.
Data
2025Autor
Silva, Bianca de Almeida
Corrêa, Lucas Willian de Oliveira
Metadata
Mostrar registro completoResumo
RESUMO
O ensino de microbiologia apresenta desafios, especialmente quando se busca contextualizar
os conteúdos teóricos de maneira prática, fazendo com que muitos alunos enfrentem
dificuldades em compreender conceitos abstratos e relacioná-los a situações reais. O presente
trabalho teve como objetivo aplicar aulas teóricas e práticas para contribuir com o processo de
ensino-aprendizagem da microbiologia, por meio de análises do leite cru, em uma sequência
didática desenvolvida para a turma do 2o ano do Curso Técnico em Agroindústria integrado
ao Ensino Médio, no Instituto Federal do Rio de Janeiro – Campus Pinheiral. Buscou-se
promover a interdisciplinaridade entre as disciplinas de Biologia, Microbiologia de Alimentos
e Tecnologia de Leite e Derivados, integrando temáticas relacionadas à microbiologia e
proporcionando uma compreensão mais ampla e prática dos microrganismos. A metodologia
consistiu na combinação de aulas teóricas e práticas, com enfoque na importância dos
aspectos higiênico-sanitários na cadeia produtiva do leite e sua relação com a segurança
alimentar. Considerando que o leite é um alimento amplamente consumido em escala global, a
aplicação da sequência didática teve como expectativa estimular nos alunos uma visão crítica,
associando conceitos teóricos à prática e analisando os padrões de qualidade estabelecidos
pela legislação. Dessa forma, buscou-se aprimorar o conhecimento técnico dos estudantes e
contribuir significativamente para a melhoria dos processos industriais na produção de derivados lácteos.