Contribuições para a formação integral dos estudantes do curso técnico de logística da FAETEC Imbariê por meio do ensino sobre propriedade intelectual.
Resumo
Na linha de pesquisa de práticas educativas em educação profissional e tecnológica,
a dissertação teve como objetivo contribuir para a formação integral dos alunos do
Curso Técnico de Logística da FAETEC Imbariê por meio do ensino sobre propriedade
intelectual numa perspectiva que incorpore valores relacionados ao bem-estar da
sociedade na disciplina de empreendedorismo. Entendemos que aprender sobre
Propriedade Intelectual - PI a partir de um viés de mercado de trabalho e que não
incorpore a importância da sustentabilidade fortalece uma concepção utilitarista e
egoísta do ser humano. Por outro lado, ensinar sobre PI a partir dos pressupostos da
formação integral promove a educação libertadora e emancipadora do sujeito. A
pesquisa é qualitativa e exploratória por meio da pesquisa de campo. Configura-se
também como um estudo de caso. Os participantes da pesquisa foram os estudantes
do Curso Técnico de Logística e o professor de empreendedorismo da FAETEC do
bairro de Imbariê em Duque de Caxias no Rio de Janeiro. A primeira etapa da
pesquisa foi uma pesquisa na grade curricular do curso de logística e a aplicação de
questionários aos estudantes do curso técnico de logística e ao professor da disciplina
de empreendedorismo, a fim de saber como é tratada a questão da PI na FAETEC. A
segunda etapa foi a elaboração de uma sequência didática sobre a PI e o bem-estar
da sociedade para ser aplicada aos alunos do curso. A terceira etapa foi a aplicação
da sequência didática. Quanto aos resultados, da análise do documento institucional
evidenciou-se que não há uma disciplina específica que trate sobre PI. Das respostas
do professor da disciplina de empreendedorismo ao questionário descobrimos que
somente o direito autoral costuma ser trabalhado na disciplina. Da revisão sistemática
evidenciou-se que: há poucos estudos cujo público participante sejam estudantes do
nível médio/técnico; a maioria dos estudos visou a disseminação da PI e o público
participante dos estudos demonstrou um baixo grau de conhecimento sobre PI. Da
investigação com os alunos concluiu-se que os participantes da pesquisa não
possuíam conhecimentos aprofundados satisfatórios sobre PI, mas, por outro lado,
possuem motivação para a criatividade e predisposição para a solidariedade. Com
esses resultados, foi elaborado o produto educacional: Propriedade Intelectual e bem-
estar da sociedade: uma dupla promissora para a Educação Profissional e
Tecnológica – EPT – estilo “Projetão”. Nesse, desenvolvemos conteúdos conceituais,
procedimentais e atitudinais aplicados ao ensino de PI na EPT. Além disso, por meio
de uma adaptação da metodologia “Projetão”, propomos atividades teóricas e
práticas, como: a criação de uma história em quadrinhos pelos participantes, a
elaboração de marcas e uma introdução sobre uma potencial invenção de um modelo
de utilidade (biodigestor popular). Assim sendo, acreditamos que o produto
educacional contribuiu não só no aprendizado de conteúdos conceituais relacionados
à PI, seus subgrupos, direito autoral, marcas e patentes; mais também para que os
estudantes se tornem cidadãos mais críticos, autônomos e solidários. O produto teve
uma avaliação positiva e pode contribuir para a formação integral dos estudantes.