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Contribuições para a formação integral dos estudantes do curso técnico de logística da FAETEC Imbariê por meio do ensino sobre propriedade intelectual.

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Dissertação - Jorge Salomão (6.181Mb)
Fecha
2025
Autor
Assis, Jorge Salomão dos Santos
Metadatos
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Resumen
Na linha de pesquisa de práticas educativas em educação profissional e tecnológica, a dissertação teve como objetivo contribuir para a formação integral dos alunos do Curso Técnico de Logística da FAETEC Imbariê por meio do ensino sobre propriedade intelectual numa perspectiva que incorpore valores relacionados ao bem-estar da sociedade na disciplina de empreendedorismo. Entendemos que aprender sobre Propriedade Intelectual - PI a partir de um viés de mercado de trabalho e que não incorpore a importância da sustentabilidade fortalece uma concepção utilitarista e egoísta do ser humano. Por outro lado, ensinar sobre PI a partir dos pressupostos da formação integral promove a educação libertadora e emancipadora do sujeito. A pesquisa é qualitativa e exploratória por meio da pesquisa de campo. Configura-se também como um estudo de caso. Os participantes da pesquisa foram os estudantes do Curso Técnico de Logística e o professor de empreendedorismo da FAETEC do bairro de Imbariê em Duque de Caxias no Rio de Janeiro. A primeira etapa da pesquisa foi uma pesquisa na grade curricular do curso de logística e a aplicação de questionários aos estudantes do curso técnico de logística e ao professor da disciplina de empreendedorismo, a fim de saber como é tratada a questão da PI na FAETEC. A segunda etapa foi a elaboração de uma sequência didática sobre a PI e o bem-estar da sociedade para ser aplicada aos alunos do curso. A terceira etapa foi a aplicação da sequência didática. Quanto aos resultados, da análise do documento institucional evidenciou-se que não há uma disciplina específica que trate sobre PI. Das respostas do professor da disciplina de empreendedorismo ao questionário descobrimos que somente o direito autoral costuma ser trabalhado na disciplina. Da revisão sistemática evidenciou-se que: há poucos estudos cujo público participante sejam estudantes do nível médio/técnico; a maioria dos estudos visou a disseminação da PI e o público participante dos estudos demonstrou um baixo grau de conhecimento sobre PI. Da investigação com os alunos concluiu-se que os participantes da pesquisa não possuíam conhecimentos aprofundados satisfatórios sobre PI, mas, por outro lado, possuem motivação para a criatividade e predisposição para a solidariedade. Com esses resultados, foi elaborado o produto educacional: Propriedade Intelectual e bem- estar da sociedade: uma dupla promissora para a Educação Profissional e Tecnológica – EPT – estilo “Projetão”. Nesse, desenvolvemos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais aplicados ao ensino de PI na EPT. Além disso, por meio de uma adaptação da metodologia “Projetão”, propomos atividades teóricas e práticas, como: a criação de uma história em quadrinhos pelos participantes, a elaboração de marcas e uma introdução sobre uma potencial invenção de um modelo de utilidade (biodigestor popular). Assim sendo, acreditamos que o produto educacional contribuiu não só no aprendizado de conteúdos conceituais relacionados à PI, seus subgrupos, direito autoral, marcas e patentes; mais também para que os estudantes se tornem cidadãos mais críticos, autônomos e solidários. O produto teve uma avaliação positiva e pode contribuir para a formação integral dos estudantes.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1551
Colecciones
  • Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica

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