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dc.date.accessioned2025-08-25T13:44:27Z
dc.date.available2025-08-25T13:44:27Z
dc.date.issued2025
dc.identifier.citationMIRANDA, Érica Renata Martins de. Projeto inclusivo de desenho: uma proposta para a formação humana e integral dos estudantes com e sem deficiência visual no Colégio Pedro II. 146f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal do Rio de Janeiro, Mesquita, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1550
dc.description.abstractA presente pesquisa teve como objetivo auxiliar no processo de inclusão de estudantes com e sem deficiência visual na disciplina de Desenho, realizada no Colégio Pedro II, em Realengo. Para contribuir com esse processo, adotaram-se os princípios da formação humana e integral, com foco na inclusão por meio do desenvolvimento dos participantes. Essa proposta baseou-se na ação colaborativa, na experiência participativa e na promoção de competências essenciais para o trabalho e a convivência com a diversidade em contextos comunitários. Assim, buscou-se preparar os sujeitos para uma atuação crítica e ativa na transformação da própria realidade e para uma inserção significativa no mundo do trabalho. A pesquisa contou com a participação de nove alunos do Ensino Médio, sendo quatro videntes, dois com baixa visão e três invidentes. A escolha de estudantes com e sem deficiência justifica-se pela necessidade de promover a inclusão e a participação entre diferentes grupos. A abordagem utilizada neste estudo foi qualitativa, empregando a pesquisa- ação como metodologia, fundamentada na colaboração e participação dos alunos videntes e não videntes. A pesquisa baseou-se em referenciais teóricos da educação inclusiva, como Laplane (2006), Diniz (2007), Mantoan (2003); na formação humana e integral, com autores como Ciavatta (2005), Gramsci (2001), Saviani (2011); e na interação entre os estudantes, com autores como Ballestero-Alvarez (2003), Freire (2002), Gadotti (2011), entre outros. O produto educacional gerado pela pesquisa consistiu em uma sequência didática com duração de quatro semanas, com encontros de duas horas cada. A sequência didática destinou-se à construção de um material tátil inclusivo pelos estudantes. Esse material será utilizado posteriormente nas aulas de Desenho e no Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE), para auxiliar o ensino de Desenho. Os resultados foram considerados positivos, evidenciados tanto nas atividades práticas quanto nos questionários. Os participantes destacaram a aproximação entre os integrantes como fator relevante da atividade, pois essa interação fomentou valores como respeito, parceria, afetividade e a descoberta mútua. Esperamos que esta pesquisa possa auxiliar outros profissionais da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no ensino do Desenho ou áreas afins que buscam fomentar ações inclusivas pautadas na formação humana e integral.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS MESQUITApt_BR
dc.subjectEducação inclusiva;pt_BR
dc.subjectFormação humana e integral;pt_BR
dc.titleProjeto inclusivo de desenho: uma proposta para a formação humana e integral dos estudantes com e sem deficiência visual no Colégio Pedro II.pt_BR
dc.contributor.authorMiranda, Érica Renata Martins de
dc.typedissertaçãopt_BR


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