dc.description.abstract | A presente pesquisa teve como objetivo auxiliar no processo de inclusão de
estudantes com e sem deficiência visual na disciplina de Desenho, realizada no
Colégio Pedro II, em Realengo. Para contribuir com esse processo, adotaram-se os
princípios da formação humana e integral, com foco na inclusão por meio do
desenvolvimento dos participantes. Essa proposta baseou-se na ação colaborativa,
na experiência participativa e na promoção de competências essenciais para o
trabalho e a convivência com a diversidade em contextos comunitários. Assim,
buscou-se preparar os sujeitos para uma atuação crítica e ativa na transformação da
própria realidade e para uma inserção significativa no mundo do trabalho. A pesquisa
contou com a participação de nove alunos do Ensino Médio, sendo quatro videntes,
dois com baixa visão e três invidentes. A escolha de estudantes com e sem deficiência
justifica-se pela necessidade de promover a inclusão e a participação entre diferentes
grupos. A abordagem utilizada neste estudo foi qualitativa, empregando a pesquisa-
ação como metodologia, fundamentada na colaboração e participação dos alunos
videntes e não videntes. A pesquisa baseou-se em referenciais teóricos da educação
inclusiva, como Laplane (2006), Diniz (2007), Mantoan (2003); na formação humana
e integral, com autores como Ciavatta (2005), Gramsci (2001), Saviani (2011); e na
interação entre os estudantes, com autores como Ballestero-Alvarez (2003), Freire
(2002), Gadotti (2011), entre outros. O produto educacional gerado pela pesquisa
consistiu em uma sequência didática com duração de quatro semanas, com encontros
de duas horas cada. A sequência didática destinou-se à construção de um material
tátil inclusivo pelos estudantes. Esse material será utilizado posteriormente nas aulas
de Desenho e no Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais
Específicas (NAPNE), para auxiliar o ensino de Desenho. Os resultados foram
considerados positivos, evidenciados tanto nas atividades práticas quanto nos
questionários. Os participantes destacaram a aproximação entre os integrantes como
fator relevante da atividade, pois essa interação fomentou valores como respeito,
parceria, afetividade e a descoberta mútua. Esperamos que esta pesquisa possa
auxiliar outros profissionais da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no ensino
do Desenho ou áreas afins que buscam fomentar ações inclusivas pautadas na
formação humana e integral. | pt_BR |