A arte no currículo integrado: olhar dos discentes do curso técnico em química integrado ao ensino médio do IFRJ.
Resumen
A presente pesquisa buscou compreender como os discentes do curso Técnico em
Química Integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal do Rio de Janeiro,
compreendem os conteúdos artísticos em seu cotidiano para o mundo do trabalho.
Nesse percurso, buscou-se responder a seguinte pergunta: Qual o papel da Arte na
formação humana e integral dos discentes do Curso Técnico em Química Integrado
ao Ensino Médio do Campus de Duque de Caxias do IFRJ? O objetivo foi analisar as
contribuições da Arte na formação humana integral dos discentes do Curso Técnico
em Química Integrado ao Ensino Médio do Campus de Duque de Caxias, do
Instituto Federal do Rio de Janeiro. A pesquisa desenvolveu como produto
educacional uma oficina que propôs experiências significativas aos discentes na
intenção de promover a reflexão sobre a presença da Arte em sua diversidade de
formas, contextos e saberes. Investigando as percepções dos alunos sobre as
expressões artísticas como elemento capaz de contribuir para a formação humana e
integral. Esta é uma pesquisa qualitativa, de natureza aplicada e teve como
participantes quatro discentes do oitavo período do Curso Técnico em Química
Integrado ao Ensino Médio, vinculado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e
Tecnologia (IFRJ) - Campus Duque de Caxias/ RJ. Foram utilizados três
instrumentos de geração de dados: 1) questionário semi-estruturado com questões
abertas e questões fechadas, para a estrutura da oficina, 2) diário de campo e
questionário de avaliação do produto educacional, para avaliar a Oficina. 3)
desenvolvimento e aplicação da oficina. A oficina que resultou no produto
educacional teve seu planejamento disponibilizado no relatório final, visando
aplicações futuras. Como resultados verificou-se que a arte pode e deve ser uma
área que possibilita e potencializa a exploração e desenvolvimento de assuntos
relacionados à formação humana e integral, sendo uma área que dialoga com
experiências voltadas para uma formação para além da instituição escolar. Através
da oficina interativa, constatou-se que este estudo contribuiu de forma significativa
para a aprendizagem no âmbito do ensino integrado, uma vez que os discentes
exercitaram a criatividade, a sensibilidade e o sentimento de autoria, e
estabeleceram relações concretas entre a arte e as ciências naturais. Desta forma, o
produto educacional elaborado e avaliado configura-se como um relevante recurso
educacional.