• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas no IFRJ
  • Multidisciplinar
  • Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica
  • View Item
  •   DSpace Home
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas no IFRJ
  • Multidisciplinar
  • Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A arte no currículo integrado: olhar dos discentes do curso técnico em química integrado ao ensino médio do IFRJ.

Thumbnail
View/Open
Dissertação - Isabel Barros (4.520Mb)
Date
2024
Author
Fiaux, Isabel Barros Robaina
Metadata
Show full item record
Abstract
A presente pesquisa buscou compreender como os discentes do curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal do Rio de Janeiro, compreendem os conteúdos artísticos em seu cotidiano para o mundo do trabalho. Nesse percurso, buscou-se responder a seguinte pergunta: Qual o papel da Arte na formação humana e integral dos discentes do Curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio do Campus de Duque de Caxias do IFRJ? O objetivo foi analisar as contribuições da Arte na formação humana integral dos discentes do Curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio do Campus de Duque de Caxias, do Instituto Federal do Rio de Janeiro. A pesquisa desenvolveu como produto educacional uma oficina que propôs experiências significativas aos discentes na intenção de promover a reflexão sobre a presença da Arte em sua diversidade de formas, contextos e saberes. Investigando as percepções dos alunos sobre as expressões artísticas como elemento capaz de contribuir para a formação humana e integral. Esta é uma pesquisa qualitativa, de natureza aplicada e teve como participantes quatro discentes do oitavo período do Curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio, vinculado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRJ) - Campus Duque de Caxias/ RJ. Foram utilizados três instrumentos de geração de dados: 1) questionário semi-estruturado com questões abertas e questões fechadas, para a estrutura da oficina, 2) diário de campo e questionário de avaliação do produto educacional, para avaliar a Oficina. 3) desenvolvimento e aplicação da oficina. A oficina que resultou no produto educacional teve seu planejamento disponibilizado no relatório final, visando aplicações futuras. Como resultados verificou-se que a arte pode e deve ser uma área que possibilita e potencializa a exploração e desenvolvimento de assuntos relacionados à formação humana e integral, sendo uma área que dialoga com experiências voltadas para uma formação para além da instituição escolar. Através da oficina interativa, constatou-se que este estudo contribuiu de forma significativa para a aprendizagem no âmbito do ensino integrado, uma vez que os discentes exercitaram a criatividade, a sensibilidade e o sentimento de autoria, e estabeleceram relações concretas entre a arte e as ciências naturais. Desta forma, o produto educacional elaborado e avaliado configura-se como um relevante recurso educacional.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1542
Collections
  • Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

LoginRegister

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV