O ensino de disciplinas biomédicas voltado para alunos com deficiência visual: uma revisão sistemática.
Resumen
O objetivo deste estudo consiste em conhecer como está o cenário das pesquisas sobre o ensino
das disciplinas biomédicas voltado para alunos com deficiência visual. Para tanto, foi realizado
um estudo do tipo Revisão Sistemática da Literatura, com a utilização de um protocolo de
pesquisa construído baseado no PRISMA. Os critérios de inclusão definidos correspondem a
artigos sobre o ensino das disciplinas biomédicas no contexto de alunos com deficiência visual.
Não foi realizada delimitação temporal. Foram excluídos aqueles que não corresponderam à
temática estudada e/ou não responderam à questão norteadora, artigos duplicados e os que não
possuem texto completo. As buscas foram realizadas na Web of Science, em maio de 2023. Ao
todo, quatro artigos foram analisados na íntegra. Eles tratam sobre o ensino de disciplinas como
Anatomia, Biologia Celular e Microbiologia. Foram apontadas algumas alternativas para a
prática do ensino inclusivo, como o uso de recursos didáticos multissensoriais, tanto produzidos
pelos pesquisadores como peças anatômicas de silicone já prontas. Ao final, percebeu-se que,
apesar do baixo quantitativo de pesquisas, existem possibilidades de favorecer a prática de um
ensino que permita a inclusão de alunos com deficiência visual nas ciências biomédicas.