Mostrar registro simples

dc.date.accessioned2025-05-22T00:35:20Z
dc.date.available2025-05-22T00:35:20Z
dc.date.issued2019
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1469
dc.description.abstractNesta pesquisa, buscamos questionar estereótipos e preconceitos com relação à cultura africana, além de compreender quais as possíveis contribuições do ensino de Artes Visuais para a valorização das artes africanas. Inicialmente procuramos perceber a colaboração do ensino da disciplina de Artes na valorização do multiculturalismo e de uma educação que considere a diversidade. Essas contribuições poderiam se dar a partir do tripé proposto por Barbosa (1998), que sugere um ensino de Artes Visuais mais completo, pautado na fruição, na leitura de imagens, na contextualização histórica e na produção artística. Entretanto, as dificuldades enfrentadas para um ensino que reconheça o multiculturalismo e as diversidades são variadas. O preconceito, o racismo, a intolerância são alguns desses obstáculos encontrados nas salas de aula e salientados por autores como Siquara (2013) e Prisco (2013). Assim, como uma tentativa de diminuir esses estereótipos e preconceitos, propusemos, numa das turmas de Ensino Fundamental II de uma escola municipal de Duque de Caxias (RJ), uma sequência de atividades pautada no alfabetismo visual, a partir da observação dos elementos básicos da linguagem visual das máscaras africanas, traçando paralelos com pinturas cubistas de Picasso. Na experiência, que é relatada neste trabalho, levamos os alunos à reflexão sobre semelhanças e diferenças entre as obras apresentadas, questionando-os sobre as possíveis razões para o Cubismo de Picasso ser valorizado e reconhecido, ao contrário das obras africanas, sendo que ambas possuem inúmeros elementos visuais em comum. A partir dos referenciais e da atividade realizada em sala de aula, comprovou-se um preconceito racial latente em nossa sociedade e a necessidade de ações educativas permanentes que valorizem o multiculturalismo.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS NILÓPOLISpt_BR
dc.subjectmulticulturalismopt_BR
dc.subjectartes africanaspt_BR
dc.subjectestereótipospt_BR
dc.subjectdiversidadept_BR
dc.subjectalfabetismo visualpt_BR
dc.titleO Ensino de Artes Visuais: Contribuições para a valorização das artes visuais africanaspt_BR
dc.contributor.authorSilva, Caroline Fagundes da
dc.typeTCCpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples