Ações educativas na promoção do uso racional de medicamentos no ensino de jovens e adultos
Abstract
Este trabalho tem por objetivo analisar a importância de ações educativas no uso racional de
medicamentos no enfrentamento da automedicação em escolas na Educação de Jovens e
Adultos. O uso inadequado de medicamentos juntamente a automedicação tem sido um
problema de saúde pública no Brasil, sendo um dos fatores a influência das industriais
farmacêuticas. Alguns programas de educação em saúde vêm sendo utilizados como forma de
ações voltadas para a promoção em saúde para o uso racional de medicamentos conforme a
OMS define, abrangendo o assunto de automedicação e seus riscos, com o foco em ações
educativas nas escolas envolvendo profissionais da educação e da saúde. Foi realizada uma
revisão bibliográfica utilizando artigos do mecanismo virtual com base de dados SCIELO
(Scientific Electronic Library online), BVS e Lilacs publicados nos últimos 17 anos. Os
resultados evidenciam que ações educativas, como rodas de conversa, oficinas e atividades
práticas, são eficazes para conscientizar os alunos da EJA sobre os riscos da automedicação e
a importância do uso correto de medicamentos. A participação de profissionais da saúde, como
farmacêuticos, e a integração entre educação e saúde são estratégias fundamentais para
promover práticas mais seguras e responsáveis. É notório que a educação em saúde é uma
ferramenta essencial para reduzir os impactos negativos do uso inadequado de medicamentos
e promover o autocuidado.