Elaboração do jogo “Microamigos” como estratégia problematizadora do tema microbiota para o ensino fundamental II.
Abstract
A Educação em Saúde consiste em atividades que são planejadas e organizadas, dentro do currículo escolar, que estão ligadas ao ensino aprendizagem de temas que possuem relação com a Saúde. As atividades de Educação em Saúde na escola geralmente são desenvolvidas por professores de Ciências e Biologia e são pautadas na simples transmissão de informações. Esse tipo de abordagem tem se mostrado ineficaz. Nos conteúdos de saúde presentes nos livros didáticos, a Microbiologia é um tema que instiga a maioria dos alunos, pois está relacionada com as doenças. Porém, a importância dos microrganismos que habitam nosso corpo, a microbiota, para a manutenção da saúde é pouco tratada nas aulas e nos livros de Ciências do Ensino Fundamental . Este trabalho consiste na elaboração de um material didático, para alunos do Ensino Fundamental II, que possa favorecer a compreensão contemporânea da importância da Microbiota para a saúde humana e para o entendimento de seu papel entre os seres vivos. Por se tratar de uma nova abordagem sobre os microrganismos, ainda há pouco material didático produzido na área. A opção pelo jogo se deu pela importância, já constatada, do lúdico no processo de ensino-aprendizagem. Para elaboração do jogo foi feita uma pesquisa bibliográfica acerca do tema Microbiota e sobre os tipos de jogos. O protótipo do jogo “Microamigos” foi submetido à avaliação de professores-pesquisadores especialistas para checagem e comentários sobre o conteúdo do jogo e a importância da introdução desse tema neste nível de ensino.