• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Ciências Biológicas
  • View Item
  •   DSpace Home
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Ciências Biológicas
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Elaboração do jogo “Microamigos” como estratégia problematizadora do tema microbiota para o ensino fundamental II.

Thumbnail
View/Open
TCC de Daiana de Oliveira Gonçalves (794.7Kb)
Date
2016
Author
Gonçalves, Daiana de Oliveira
Metadata
Show full item record
Abstract
A Educação em Saúde consiste em atividades que são planejadas e organizadas, dentro do currículo escolar, que estão ligadas ao ensino aprendizagem de temas que possuem relação com a Saúde. As atividades de Educação em Saúde na escola geralmente são desenvolvidas por professores de Ciências e Biologia e são pautadas na simples transmissão de informações. Esse tipo de abordagem tem se mostrado ineficaz. Nos conteúdos de saúde presentes nos livros didáticos, a Microbiologia é um tema que instiga a maioria dos alunos, pois está relacionada com as doenças. Porém, a importância dos microrganismos que habitam nosso corpo, a microbiota, para a manutenção da saúde é pouco tratada nas aulas e nos livros de Ciências do Ensino Fundamental . Este trabalho consiste na elaboração de um material didático, para alunos do Ensino Fundamental II, que possa favorecer a compreensão contemporânea da importância da Microbiota para a saúde humana e para o entendimento de seu papel entre os seres vivos. Por se tratar de uma nova abordagem sobre os microrganismos, ainda há pouco material didático produzido na área. A opção pelo jogo se deu pela importância, já constatada, do lúdico no processo de ensino-aprendizagem. Para elaboração do jogo foi feita uma pesquisa bibliográfica acerca do tema Microbiota e sobre os tipos de jogos. O protótipo do jogo “Microamigos” foi submetido à avaliação de professores-pesquisadores especialistas para checagem e comentários sobre o conteúdo do jogo e a importância da introdução desse tema neste nível de ensino.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1459
Collections
  • Ciências Biológicas

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

LoginRegister

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV