dc.date.accessioned | 2025-05-15T20:24:42Z | |
dc.date.available | 2025-05-15T20:24:42Z | |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.identifier.citation | GONÇALVES, Daiana de Oliveira. Elaboração do jogo “Microamigos” como estratégia problematizadora do tema microbiota para o ensino fundamental II. 62f. Traballho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Instituto Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. | |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/20.500.12083/1459 | |
dc.description.abstract | A Educação em Saúde consiste em atividades que são planejadas e organizadas, dentro do currículo escolar, que estão ligadas ao ensino aprendizagem de temas que possuem relação com a Saúde. As atividades de Educação em Saúde na escola geralmente são desenvolvidas por professores de Ciências e Biologia e são pautadas na simples transmissão de informações. Esse tipo de abordagem tem se mostrado ineficaz. Nos conteúdos de saúde presentes nos livros didáticos, a Microbiologia é um tema que instiga a maioria dos alunos, pois está relacionada com as doenças. Porém, a importância dos microrganismos que habitam nosso corpo, a microbiota, para a manutenção da saúde é pouco tratada nas aulas e nos livros de Ciências do Ensino Fundamental . Este trabalho consiste na elaboração de um material didático, para alunos do Ensino Fundamental II, que possa favorecer a compreensão contemporânea da importância da Microbiota para a saúde humana e para o entendimento de seu papel entre os seres vivos. Por se tratar de uma nova abordagem sobre os microrganismos, ainda há pouco material didático produzido na área. A opção pelo jogo se deu pela importância, já constatada, do lúdico no processo de ensino-aprendizagem. Para elaboração do jogo foi feita uma pesquisa bibliográfica acerca do tema Microbiota e sobre os tipos de jogos. O protótipo do jogo “Microamigos” foi submetido à avaliação de professores-pesquisadores especialistas para checagem e comentários sobre o conteúdo do jogo e a importância da introdução desse tema neste nível de ensino. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | IFRJ - CAMPUS RIO DE JANEIRO | pt_BR |
dc.subject | Ensino de ciências – Metodologia. | pt_BR |
dc.subject | Microbiologia – Ensino fundamental. | pt_BR |
dc.subject | Microbiota. | pt_BR |
dc.title | Elaboração do jogo “Microamigos” como estratégia problematizadora do tema microbiota para o ensino fundamental II. | pt_BR |
dc.contributor.author | Gonçalves, Daiana de Oliveira | |
dc.type | TCC | pt_BR |