Mostrar registro simples

dc.date.accessioned2025-05-08T01:34:43Z
dc.date.available2025-05-08T01:34:43Z
dc.date.issued2018
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1424
dc.description.abstractEste estudo parte do contexto político-social brasileiro contemporâneo, de intensa polarização e disputa política em torno de projetos de Estado e de democracia, para pensar possibilidades para o fortalecimento dos valores democráticos de respeito à diversidade política, religiosa, sexual, de gênero e de raça/etnia. Para tanto, parto de uma retrospectiva histórica para entender sobre que bases constituímos nossas relações sociais, sobretudo, a nossa vivência democrática. Nesse contexto, assumo a educação, tão conclamada pelo povo, como uma ferramenta importante no processo de enfrentamento à intolerância e aos discursos de ódio. A partir daí, busco refletir sobre que paradigma é possível construir um projeto de educação crítica. O estudo centra-se na educação museal e nas disputas que estabelece em torno de concepções de educação, pautado sobretudo na relação escola-museu. Nossa hipótese de pesquisa é a de que as relações entre o campo cultural e o sistema de ensino formal devam estabelecer-se com vistas à construção de um mesmo projeto de educação. Escolas e museus podem construir juntos propostas pedagógicas que fortaleçam as potências tanto do campo da cultura quanto do campo educacional, ao mesmo tempo que contribuam para superar as barreiras simbólicas que circundam às instituições. Proponho que a educação museal se pense além do espaço museológico, se pense como parte fundamental da trama que tece um projeto de educação brasileira.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS NILÓPOLISpt_BR
dc.subjectEducação críticapt_BR
dc.subjectMuseuspt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.titleEducação Museal além do Cubo Branco: possibilidades para construção de um projeto de educação crítica brasileirapt_BR
dc.contributor.authorSantos, Silvana Marcelina dos
dc.typeTCCpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples