• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas no IFRJ
  • Multidisciplinar
  • Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas no IFRJ
  • Multidisciplinar
  • Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A formação de professores em matemática no IFRJ: com a palavra o nosso egresso

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Cintia dos Santos Silva - Dissertação (1.437Mb)
Data
2021
Autor
Silva, Cintia dos Santos
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O objetivo desta pesquisa foi o de investigar, junto aos egressos das licenciaturas em matemática do IFRJ, a respeito das suas impressões sobre a formação inicial para o ensino da matemática. O desenvolvimento metodológico foi pautado na abordagem qualitativa, com o uso de questionários, análise da matriz curricular do curso de licenciatura, estado do conhecimento em dissertações sobre a temática, métodos de coleta que geraram dados analisados à luz da Análise de Livre Interpretação (ALI). A pesquisa teve três corpus de dados: o primeiro foi fruto do levantamento realizado junto aos egressos das licenciaturas de matemática do IFRJ, com objetivo de identificar pontos positivos, negativos e sugestões quanto às suas formações. O segundo se referiu ao levantamento de dissertações em cursos de mestrado profissional em educação matemática, compreendidas entre os anos de 2009 e 2020. No terceiro corpus houve a análise dos projetos pedagógicos dos cursos (PPC) de licenciatura em matemática do IFRJ. O referencial teórico foi apoiado nos princípios de Maurice Tardif e Antonio Nóvoa para discutir sobre a formação de professores, e Dario Fiorentini a respeito do ensino da matemática. Como instrumentos para a produção empírica dos dados utilizamos questionário e análise documental. De posse dos resultados elaborou-se, como produto educacional, uma nota técnica com proposições que podem embasar futuras alterações da matriz curricular de licenciaturas de matemática.
URI
https://repositorio.ifrj.edu.br/xmlui/handle/20.500.12083/1417
Collections
  • Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV