Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorRôças, Gisellept_BR
dc.contributor.advisorFigueira-Oliveira, Denisept_BR
dc.date.accessioned2025-05-02T22:16:16Z
dc.date.available2025-05-02T22:16:16Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationSILVA, Cintia dos Santos. A formação de professores em matemática no IFRJ: com a palavra o nosso egresso. Orientação: Giselle Rôças ; Coorientação: Denise Figueira-OLiveira. 2021. 84 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Nilópolis, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifrj.edu.br/xmlui/handle/20.500.12083/1417
dc.description.abstractO objetivo desta pesquisa foi o de investigar, junto aos egressos das licenciaturas em matemática do IFRJ, a respeito das suas impressões sobre a formação inicial para o ensino da matemática. O desenvolvimento metodológico foi pautado na abordagem qualitativa, com o uso de questionários, análise da matriz curricular do curso de licenciatura, estado do conhecimento em dissertações sobre a temática, métodos de coleta que geraram dados analisados à luz da Análise de Livre Interpretação (ALI). A pesquisa teve três corpus de dados: o primeiro foi fruto do levantamento realizado junto aos egressos das licenciaturas de matemática do IFRJ, com objetivo de identificar pontos positivos, negativos e sugestões quanto às suas formações. O segundo se referiu ao levantamento de dissertações em cursos de mestrado profissional em educação matemática, compreendidas entre os anos de 2009 e 2020. No terceiro corpus houve a análise dos projetos pedagógicos dos cursos (PPC) de licenciatura em matemática do IFRJ. O referencial teórico foi apoiado nos princípios de Maurice Tardif e Antonio Nóvoa para discutir sobre a formação de professores, e Dario Fiorentini a respeito do ensino da matemática. Como instrumentos para a produção empírica dos dados utilizamos questionário e análise documental. De posse dos resultados elaborou-se, como produto educacional, uma nota técnica com proposições que podem embasar futuras alterações da matriz curricular de licenciaturas de matemática.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ Campus Nilópolispt_BR
dc.subjectMatemática - Licenciaturapt_BR
dc.subjectMatemática - Professores - Formaçãopt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEgressospt_BR
dc.titleA formação de professores em matemática no IFRJ: com a palavra o nosso egressopt_BR
dc.contributor.authorSilva, Cintia dos Santos
dc.typedissertaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem