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A formação de professores em matemática no IFRJ: com a palavra o nosso egresso
dc.contributor.advisor | Rôças, Giselle | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Figueira-Oliveira, Denise | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-05-02T22:16:16Z | |
dc.date.available | 2025-05-02T22:16:16Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Cintia dos Santos. A formação de professores em matemática no IFRJ: com a palavra o nosso egresso. Orientação: Giselle Rôças ; Coorientação: Denise Figueira-OLiveira. 2021. 84 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Nilópolis, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifrj.edu.br/xmlui/handle/20.500.12083/1417 | |
dc.description.abstract | O objetivo desta pesquisa foi o de investigar, junto aos egressos das licenciaturas em matemática do IFRJ, a respeito das suas impressões sobre a formação inicial para o ensino da matemática. O desenvolvimento metodológico foi pautado na abordagem qualitativa, com o uso de questionários, análise da matriz curricular do curso de licenciatura, estado do conhecimento em dissertações sobre a temática, métodos de coleta que geraram dados analisados à luz da Análise de Livre Interpretação (ALI). A pesquisa teve três corpus de dados: o primeiro foi fruto do levantamento realizado junto aos egressos das licenciaturas de matemática do IFRJ, com objetivo de identificar pontos positivos, negativos e sugestões quanto às suas formações. O segundo se referiu ao levantamento de dissertações em cursos de mestrado profissional em educação matemática, compreendidas entre os anos de 2009 e 2020. No terceiro corpus houve a análise dos projetos pedagógicos dos cursos (PPC) de licenciatura em matemática do IFRJ. O referencial teórico foi apoiado nos princípios de Maurice Tardif e Antonio Nóvoa para discutir sobre a formação de professores, e Dario Fiorentini a respeito do ensino da matemática. Como instrumentos para a produção empírica dos dados utilizamos questionário e análise documental. De posse dos resultados elaborou-se, como produto educacional, uma nota técnica com proposições que podem embasar futuras alterações da matriz curricular de licenciaturas de matemática. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | IFRJ Campus Nilópolis | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Licenciatura | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Egressos | pt_BR |
dc.title | A formação de professores em matemática no IFRJ: com a palavra o nosso egresso | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Cintia dos Santos | |
dc.type | dissertação | pt_BR |