A formação de professores em matemática no IFRJ: com a palavra o nosso egresso
Resumen
O objetivo desta pesquisa foi o de investigar, junto aos egressos das licenciaturas em
matemática do IFRJ, a respeito das suas impressões sobre a formação inicial para o
ensino da matemática. O desenvolvimento metodológico foi pautado na abordagem
qualitativa, com o uso de questionários, análise da matriz curricular do curso de
licenciatura, estado do conhecimento em dissertações sobre a temática, métodos de
coleta que geraram dados analisados à luz da Análise de Livre Interpretação (ALI). A
pesquisa teve três corpus de dados: o primeiro foi fruto do levantamento realizado
junto aos egressos das licenciaturas de matemática do IFRJ, com objetivo de
identificar pontos positivos, negativos e sugestões quanto às suas formações. O
segundo se referiu ao levantamento de dissertações em cursos de mestrado
profissional em educação matemática, compreendidas entre os anos de 2009 e 2020.
No terceiro corpus houve a análise dos projetos pedagógicos dos cursos (PPC) de
licenciatura em matemática do IFRJ. O referencial teórico foi apoiado nos princípios
de Maurice Tardif e Antonio Nóvoa para discutir sobre a formação de professores, e
Dario Fiorentini a respeito do ensino da matemática. Como instrumentos para a
produção empírica dos dados utilizamos questionário e análise documental. De posse
dos resultados elaborou-se, como produto educacional, uma nota técnica com
proposições que podem embasar futuras alterações da matriz curricular de
licenciaturas de matemática.