Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.date.accessioned2025-04-17T16:44:23Z
dc.date.available2025-04-17T16:44:23Z
dc.date.issued2018
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1413
dc.description.abstractA presente pesquisa procura analisar a atuação de dois projetos culturais em dois municípios da Baixada Fluminense, por meio de pressupostos sobre a cultura e suas relações com economia, política, noções sobre cidade, cidadania, direitos culturais e o papel da subjetividade e também a partir de pressupostos sobre educação musical não formal com objetivos sociais. A questão norteadora desta pesquisa foi descobrir quais transformações sociais podem ser obtidas através de um projeto cultural e de uma pesquisa­ação em educação não formal de música em cidades periféricas do Rio de Janeiro. Os projetos Ondas Musicais (Mesquita) e o Música e Inclusão (Duque de Caxias) foram acompanhados durante o período de aproximadamente um ano. A metodologia fez uso de revisão bibliográfica, dos documentos dos próprios projetos e observação participante dos projetos delimitados às turmas de violão. A observação permitiu a produção de relatos de experiência e possibilitou um levantamento de dados que serviu para subsidiar as análises e reflexões. A hipótese da plausibilidade das transformações sociais se mostrou verdadeira, porém sob certas condições, focadas no indivíduo e sem ceder a uma visão redentora dos projetos culturais ou da própria música. A pesquisa se mostrou proveitosa para os projetos estudados e sua efetivação buscou contribuir para a produção de conhecimento que possa servir aos interessados em promover ações na área da música.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS NILÓPOLISpt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectEducação não formalpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento socialpt_BR
dc.titleOndas, Frequências e Afetos: projetos de música em cidades periféricas do Rio de Janeiropt_BR
dc.contributor.authorRocha, Antonio Narcelio Ferreira
dc.typeTCCpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem